Categorias
Crônicas Tailer

Man @ Work – Tailer entra em hiato

Trabalho, trabalho e mais trabalho. Assim tem sido minha vida ultimamente, e por este motivo acabei colocando minha série de webcomics num hiato.

Não é que eu esteja me matando de trabalhar, estou bem ocupado sim, mas a verdade é que desenhar acabou se tornando uma obrigação na minha vida e um compromisso que eu tinha comigo mesmo. Precisava arranjar tempo onde não existia para fazê-lo. O velho prazer de fazer arte e de contar uma história já não era mais tão presente no processo de Tailer. Percebi que fazia aquilo apenas para manter algo que eu havia começado e não mais para curtir um hobbie saudável.

Além disso, produzir uma webcomic com páginas semanais é um esforço tremendo e, no meu caso, com pouquíssimo retorno do público. Esse retorno é o que alimenta os autores independentes que ainda não conseguem fazer um dinheirinho com seu trabalho.

Por ora, meus objetivos são outros. Estou construindo minha vida e preciso retirar certas coisas que não estão me trazendo retorno e crescimento, como jogar ao mar as bagagens para o barco não afundar. Ficar apenas com o útil. Garanto que a coisa mais difícil de deixar para trás agora será desenhar quadrinhos.

Espero ter condições o mais breve possível de dar vida aos meus queridos personagens de Tailer de novo, mas por enquanto, fica meu obrigado aos leitores que acompanharam a série até agora.

Por Marcus Beck

Quadrinista, desenvolvedor de software e criador da Fliptru.

4 respostas em “Man @ Work – Tailer entra em hiato”

Nossa que noticia ruim cara… mas sei como se sente, criar um quadrinho é difícil, um de qualidade como o seu então…mas da um tempo e priorizar as coisas também é bom. Quem sabe quando você voltar a desenhar Tailer não tenha novas idéias para a trama?!

Só posso esperar agora…

Cara, que pena que isto tenha acontecido contigo. Também aconteceu comigo quando fazia faculdade, trilhei por um caminho que não tinha nada ver com o que gosto de verdade, o desenho, passei vários anos sem desenhar, acho que me faltava estímulo para continuar, ainda mais com a falta de tempo. Agora estou casado, trabalhando, com pouco tempo. Quando contei a minha esposa que desenhava ela quis ver, e então disse a ela que não tinha mais nada guardado. Ela me olhou triste e disse: “não devia ter feito isso…” e logo depois falou: “por que não volta a desenhar, pelo menos faça um para mim”, nisso veio um dispertar, um retorno da fênix. Comecei arriscando uns traços, pensei nela e foi voltando, fiz vários para minha esposa, comecei a estudar tutoriais que encontrava na internet, comprei material novo e então venho tentando adquirir um traço novo. Descobri na faculdade que tinha facilidade em escrever histórias, graças a professora de português. Depois de descobrir Tailer, tive inspiração em desenhar história em quadrinhos novamente, e mais ainda, e com as webcomics vi uma possibilidade de ter minhas histórias publicadas, só pelo prazer de desenhá-las. Ter um retorno do publico é importante, pórem, não desista, sua história é muito legal. Talvez você esteja precisando de uma ajuda para divulgar e estímulos para continuar, a falta de tempo é terrível, até hoje não passei da terceira página (voltei a desenhar ano passado), mas pretendo terminar o nº 1 ainda este mês e passar a fazer pelo menos um a cada dois meses. Agora que estou definindo um traço próprio.
E muito importante, você já tem um padrão no seu desenho, isso é muito legal!
Bem é isso, parabéns! Falou cara!

@Maruko

Muito obrigado pela força e por dividir sua experiência. Realmente seguir num bom ritmo fica difícil quando desenhar não se torna seu trabalho, mas a vida é assim mesmo e temos que nos esforçar pra continuar. Ainda tenho rabiscado e quem sabe em breve eu volte com Tailer.
Se você precisar de lugar pra postar sua hq lembre-se do MushiComics.com =)

Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *