Categorias
Tecnologia

Achando coordenadas de um endereço em Python

Precisei criar um script que encontra as coordenadas de acordo com um dado endereço. Eles vieram de um arquivo Excel com diversos locais registrados.

Para atingir esse objetivo me baseei em um projeto antigo do meu colega Fernando Freitas Alves. Ele já vinha pronto para ler planilhas Excel e buscar coordenadas para cada endereço, o que facilitou muito meu trabalho.

Precisei alterar diversos comportamentos do script e também atualizei a maneira como ele fazia requests, dado que na época em que ele criou o script não se utilizava o requests do python, ele utilizava urllib e simplejson para parsear os resultados dos requests.

Mandei um pull request apenas com a parte de atualização de urllib + simplejson para o requests no projeto dele. 😉

Abaixo segue um Gist com o código parecido com o que tenho utilizado, comentado em cada parte, para melhor compreensão. Utilizando Python 2.7:

Meu script trabalha para tentar encontrar as coordenadas de milhares endereços. Como a API do Google Maps tem um limite diário, estou utilizando mais de uma API Key.

Com esses dados eu faço um request no minha API e adiciono no banco de dados. Mas você pode fazer o que quiser com eles agora. =)

Por Marcus Beck

Quadrinista, desenvolvedor de software e criador da Fliptru.

2 respostas em “Achando coordenadas de um endereço em Python”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *