Categorias
Crônicas

Retrospectiva 2018

Todo final do ano, desde 2015, eu criei o costume de escrever uma retrospectiva do ano que passou. Para não quebrar a tradição, aqui vamos nós.

Esse ano é impossível de descrever em apenas um texto. Foram muitos acontecimentos e resolvi dividir em tópicos para a leitura ficar mais agradável para aqueles que escolherem ler essa minha retrospectiva.

Cronista?

Comecei esse ano com uma vontade imensa de investir na escrita de crônicas para o meu blog. Escrever é algo que adoro fazer e me parece natural, não preciso de muito esforço para expressar minhas ideias através da palavra escrita.

Então em janeiro de 2018 eu decidi que iria fazer uma crônica por semana.

Bem, digamos que essa “meta” mal chegou à fevereiro.

Escrevi toda semana em janeiro, mas em fevereiro apenas duas novas crônicas e parei… hoje não consigo lembrar o motivo.

Talvez escrever sob pressão de ter que postar toda semana tenha me desmotivado.

Infelizmente funciona assim para muitas coisas na minha vida. Até faço bem, mas se transformo em obrigação a produtividade cai muito.

Criei um curso online de quadrinhos!

O próximo passo para 2018 era lançar meu primeiro curso.

Venho trabalhando na criação de conteúdo sobre como criar uma história em quadrinhos desde 2015.

Dei uma pausa por conta de trabalho, mas em 2017 voltei a publicar conteúdo sobre o assunto, principalmente no meu canal do Youtube.

Esse ano eu gravei um curso chamado HQ na Prática – Narrativa Visual que apresenta a teoria da narrativa das histórias em quadrinhos e faz os alunos aprenderem sobre o assunto com exercícios práticos.

HQNAPRÁTICA
Narrativa Visual

A primeira turma não foi muito bem, apesar de atingir a meta que havia definido para as matrículas, senti que o curso não chegou onde eu queria.

Um balde de água fria na minha motivação. Mas não desisti e continuei investindo MUITO do meu tempo livre nos conteúdos sobre criação de quadrinhos.

Com isso, na Black Friday desse ano eu tive um novo lançamento, o da segunda turma do curso HQ na Prática – Narrativa Visual e foi um sucesso!

Alguns alunos já até concluíram o curso e outros ainda estão fazendo, mas boa parte deles interage no grupo exclusivo do curso e tiram suas dúvidas e mostram os exercícios. É muito legal ver o crescimento deles!

Ano que vem a meta é lançar o meu curso completo HQ na Prática que vai mostrar de forma prática todos os passos para criar uma história em quadrinhos do zero!

E os quadrinhos?

Ah, eu também publiquei histórias em quadrinhos neste ano!

Foram mais de sete anos sem publicar novos quadrinhos, mas finalmente em 2018 publiquei coisa nova!

Em 2015 eu cheguei a desenhar mais de cinquenta páginas de quadrinhos, mas jamais concluí a história e nem sequer publiquei.

Aqui estão as HQs desse ano:

Cão de Rua (Outubro/Novembro de 2018)

A que mais me satisfez foi Cão de Rua, porque foi o primeiro Inktober que eu consegui fazer uma página por dia durante os 31 dias.

A história foi baseada em parte na forma como o Chico, meu cachorro, foi encontrado com sua ninhada e a ideia veio da minha namorada, como explico nesse vídeo.

Essa HQ conquistou muita gente. Fiquei muito feliz pela resposta dos leitores!

Baguadao (Setembro de 2018)

Mas Baguadao foi a que me mostrou que publicar no Instagram valia a pena e também teve uma resposta muito boa dos leitores.

Ah, e estou trabalhando em mais HQs curtas para publicar no meu Instagram para 2019!

Magnos – Prólogo (Maio de 2018)

Já o prólogo de Magnos me ajudou a começar a trabalhar em alguns personagens e um mundo que estou criando desde 2017.

Além disso, me mostrou que muita gente tinha interesse em ler minhas HQs, afinal foi essa a que quebrou o tabu de sete anos sem publicar.

E a saúde?

No primeiro semestre desse ano eu consegui atingir um bom resultado no sentido de saúde. Emagreci e voltei a me exercitar duas vezes por semana.

Aí entra algo interessante… a frustração que tive com o primeiro lançamento do meu curso me fez parar tudo que eu estava fazendo para minha saúde.

Eu acho impressionante como você precisa estar bem mentalmente para seguir um objetivo e se cuidar.

Não é apenas “força de vontade”! Existe uma questão mais forte do que isso. O externo pode afetar muito esse processo.

A frustração leva à autossabotagem. Ainda vou escrever sobre esse assunto…

Vamos marcar mais uma meta para ano que vem. Mais saúde sempre!

E a viagem?

Desde o ano passado eu tenho feito uma viagem com a Luciana para algum lugar que não conhecemos.

Essa experiência é muito renovadora e nos ajuda a dar um “pause” no dia-a-dia para apenas relaxar e curtir a vida um pouco.

Ano passado foi Paraty e esse ano fomos para Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios.

Eu e Luciana

Tivemos a infelicidade de não pegar um clima muito bom durante a maioria dos dias por lá, mas mesmo assim aproveitamos nosso tempo para conhecer esses lugares e foi ótimo.

E a Tikal Tech?

Sobre o trabalho, venho falando muito do que fazemos na Tikal Tech e o quanto crescemos e nos desenvolvemos nas últimas retrospectivas.

Bem, esse ano foi um pouco mais conturbado, muita coisa aconteceu e é uma reflexão que não vale escrever TUDO por aqui.

Uma das coisas mais legais é que assumi como Líder Técnico e pude aprender muito mais sobre como gerir pessoas e projetos. Ainda estou engatinhando nisso, mas ter essa experiência foi incrível!

Só que a questão é que a empresa que eu ajudei a levantar quase do zero não será mais meu local de trabalho no ano que vem.

Uma proposta muito boa para minha carreira surgiu em outra empresa e senti que era o momento de encerrar minha participação na Tikal Tech depois de mais de três anos.

Não existem palavras para descrever tudo que passamos juntos, principalmente como membro da equipe daquele que se tornou um grande amigo, Fernando Freitas Alves.

Essa foi uma homenagem que todos os membros da equipe fizeram para o Fernando, CTO da Tikal Tech, apenas para ilustrar o quanto ele é importante para nossa equipe.

Foram anos incríveis com a equipe Tikal Tech!

Muitos aprendizados, muita evolução como profissional e também como ser humano. Os produtos que fizemos, as pessoas que ajudamos e toda a diversão que tivemos juntos nessa empresa jamais serão esquecidos.

Desejo toda a sorte e sucesso do mundo para as pessoas de lá!

Não estou nessa foto, mas acho que ela resume bem o que essa galera é e representa para mim. Um grupo incrível de se trabalhar e grandes amigos.

Agora é hora de seguir em frente e que esse novo desafio seja tão inspirador quanto a Tikal foi para mim nos últimos três anos!

No meu último dia na empresa eu ganhei uma caneca com a frase “These pretzels are making me thirsty!” e um pretzel pra acompanhar, é claro. Quem conhece Seinfeld vai entender a referência =)
Almoço de despedida com toda a equipe no meu último dia na Tikal Tech.

Conclusão

Como eu sempre digo nestes textos de retrospectiva:

Essa retrospecitva vale mais para quem escreve do que para quem lê, porque a parte mais legal é repassar o ano na sua cabeça. Rever o que foi feito e pensar em como melhorar no ano seguinte.

Então agradeço se você leu até aqui e gostaria de saber mais sobre o seu ano aqui nos comentários.

Um feliz 2019 para todos nós.

Até ano que vem!

Categorias
Como criar HQs

Aprendendo com o desafio de publicar HQ no Instagram

Rascunho da primeira página da minha próxima HQ no Instagram

Se você me segue no Instagram já deve ter visto que tenho publicado quadrinhos por lá. Minha HQ no Instagram.

Essa imagem que você vê acima é o “lápis” da primeira página de uma nova história em quadrinhos curta que vou publicar por lá.

No vídeo sobre 5 dicas para criar histórias curtas eu falei sobre essa história. Ela estava guardada em um “caderno de ideias” digital que tenho no Evernote.

Eu escrevi o argumento da história em fevereiro de 2015 em uma tacada só. Uma das dicas que dou no mesmo vídeo que acabei de citar.

Só que essa história deveria ter pelo menos umas vinte páginas na ideia original. E aí entra o desafio de publicar uma HQ no Instagram… ele aceita apenas 10 imagens por vez, ou seja, a história pode ter até 10 páginas.

Criar uma história curta já não é uma tarefa fácil. Agora limitar à 10 páginas e com metade do tamanho de uma página normal é um desafio maior ainda.

O que eu quero dizer com metade do tamanho de uma página? Bem, a HQ que eu faço pro Instagram tem um formato quadrado e não tem a proporção de uma folha sulfite normal.

Isso quer dizer que eu preciso adaptar a narrativa visual para uma página em um formato diferente.

Resumindo, são 10 páginas com metade do “espaço” que eu teria em páginas. A história precisa realmente ser objetiva e sem desperdícios.

Essa é uma prática muito boa para quem quer fazer quadrinhos. Quanto mais páginas tem sua história, mais trabalhoso é terminá-la.

Se você consegue ser bem objetivo e contar a história só com aquilo que realmente interessa para que ela seja bem compreendida pelo leitor, você economiza tempo e consegue ter um resultado ótimo.

Bem, era isso que eu queria compartilhar com vocês nesse email de hoje.

Me avise se gostou desse formato de newsletter respondendo este email aqui. Assim eu continuo mandando mais histórias exclusivas pra você por aqui.

Me siga lá no Instagram para ler minhas HQs quando saírem ou pelo meu bot no Facebook Messenger para ler tudo que já tenho publicado. Lá tem todos os links direto para as HQs.

Até a próxima!

Categorias
Como criar HQs

Desafio Crie uma HQ curta em 2019!

Fiz este vídeo para encerrar a temporada 2018 no meu canal do Youtube e propor um desafio para todos que buscam aprender a criar quadrinhos: Crie uma HQ curta em 2019!

Montei uma playlist com os principais vídeos do meu canal que tenham um conteúdo que pode ajudar qualquer um a cumprir o desafio.

Segue a transcrição do vídeo.

Transcrição do vídeo Desafio Crie uma HQ curta em 2019:

Olá, aqui é o Marcus Beck.

No vídeo de hoje eu quero propor um desafio para você que acompanha o meu canal.

Mas antes quero dizer que esse é o último vídeo da temporada 2018.

Sou muito grato a todos vocês que me acompanharam durante essa jornada e que fizeram parte da nossa comunidade de criadores de quadrinhos.

Neste ano todos vocês juntos assistiram mais de 5300 horas de vídeos sobre como criar quadrinhos aqui no meu canal. Se juntarmos todas essas horas que vocês investiram em aprender aqui, dá mais de 220 dias!

Isso é bem impressionante pra mim. E por isso sou grato pelo apoio e pelos comentários de todos vocês durante todo esse ano!

Agora vamos ao que interessa, o desafio!

O Desafio

Passamos o ano todo juntos falando de como criar uma história em quadrinhos, agora chegou a hora de… criar uma história em quadrinhos.

O desafio que eu quero propor é que você crie uma HQ curta em 2019!

Isso mesmo, colocar em prática tudo que você vem aprendendo e sentir na pele o que é ter uma HQ pronta.

E um aviso: não é pra ser perfeito! Pode ser uma HQ usando boneco palito! Desde que você use a narrativa visual dos quadrinhos e conte uma história com começo, meio e fim.

Pode ter 5, 10, 15 páginas. Não importa, precisa ser feita!

Quando terminar, publique em qualquer rede social ou site, coloque a hashtag #DesafioHQCurta2019 e me mande o link nos comentários desse vídeo ou nas minhas redes sociais!

Se você não tiver onde postar, entre em contato via Facebook ou Instagram que eu quero muito ver o trabalho que você criou.

Em algum momento da temporada do ano que vem eu vou fazer um vídeo mostrando as melhores HQs que eu recebi através desse desafio e a sua pode ser uma delas!

Ah! E para te ajudar eu preparei uma playlist organizada com todos os vídeos aqui do canal que podem te ajudar a completar o desafio!

Vou deixar o link para a playlist na descrição do vídeo e nos cards aqui em cima.

Vá lá, maratone os vídeos da playlist e comece o seu desafio!

A ideia é você tirar uma HQ do mundo das ideias e levar para o mundo real!

Lembre-se, não precisa ser perfeita, só precisa ser feita!!

Continuo respondendo suas dúvidas nas minhas redes sociais, então aproveite para me contatar se tiver dúvidas sobre o desafio.

Bem, com esse desafio e esse vídeo eu encerro a temporada 2018 aqui no Youtube.

Estou preparando muito mais conteúdo para a temporada do ano que vem!

Se inscreva no canal e ative as notificações clicando no sininho, porque ano que vem tem muito mais!

Um feliz ano novo com muitas HQs autorais para todos vocês e até a próxima!

Categorias
Storytelling

5 dicas para fazer histórias curtas

Neste vídeo eu apresento cinco dicas para fazer histórias curtas.

Estou sempre falando a importância de começar a fazer quadrinhos através de histórias curtas, por isso fiz mais um vídeo abordando o assunto.

Criar histórias curtas não é fácil, mas se você tiver um foco e entender sobre estrutura de histórias pode fazer um ótimo trabalho!

Segue a transcrição completa do vídeo.

Transcrição do vídeo “5 dicas para fazer histórias curtas”:

Olá, aqui é o Marcus Beck.

No vídeo anterior eu falei sobre como estruturar uma história curta usando uma das minhas HQs como exemplo prático.

Para dar continuidade nesse assunto eu resolvi procurar algumas dicas para criação de histórias curtas.

E aqui estão algumas delas.

Dica número um: limite-se a um personagem principal.

Em uma HQ curta você não terá tanto espaço para desenvolver um grupo de personagens e talvez ainda menos para trabalhar nos coadjuvantes da sua história.

Então busque trabalhar com um protagonista com uma motivação clara.

Imagine uma história de 20 páginas, você não poderá gastar metade só apresentando personagens e suas características e motivações.

Por isso, limite sua história em um personagem principal.

Você irá precisar de coadjuvantes para auxiliar a história, mas não tente desenvolve-los demais.

Dica número dois: use os três atos.

Eu falei mais sobre os três atos no vídeo anterior, vou deixar o link na descrição aqui em baixo e nos cards aqui em cima.

Agora que você já limitou sua história a um personagem, vamos pensar em qual é o conflito ou situação que ele vai enfrentar.

Seguindo a mesma lógica da dica anterior, não tente colocar muitos conflitos em uma mesma história curta.

Escolha um conflito desse personagem e como ele irá fazer para supera-lo e trabalhe isso em sua HQ.

Assim que você tiver escolhido o conflito, você precisa pensar em como a situação irá se desenrolar para que o personagem resolva o conflito, de preferência mudando de alguma forma durante o processo, e como você vai fechar a história.

Relembrando os três atos…

Primeiro ato: apresente o personagem e o conflito.
Segundo ato: o personagem se desenvolve em torno do conflito e a história chega no clímax.
Terceiro ato: o clímax leva o conflito a ser resolvido.

Dica número três: escreva toda a história em uma tacada só.

O que quero dizer com isso é, uma história curta não deve ser muito complexa, deve ter uma ideia geral simples e você provavelmente já sabe como começa e como termina, pelo menos.

Então pegue um lápis ou vá para o computador e escreva tudo que vai acontecer na história de uma vez só.

Não escreva como um roteiro, simplesmente descreva a história toda.

Essa com certeza não será a versão final da sua história curta, mas é o momento onde você começa a fazer sua história acontecer.

No momento que você começa a escrever a história ela começa a tomar forma e fica mais fácil definir as cenas, os conflitos, você começa a “conhecer” o personagem.

Escreva o que vier na cabeça e verá que isso ajuda muito no desenrolar da história.

Depois disso, você começa a transforma-la em um roteiro de quadrinhos.

Dica número quatro: mantenha um caderno de ideias.

Não precisa ser um caderno físico, mas um lugar onde você mantem suas ideias.

Eu costumo guardar tudo em um software de documentos na nuvem, tipo o Evernote ou o Google Drive.

Quando eu tenho uma ideia eu vou direto lá e começo a escrever.

As vezes até esqueço que coloquei por lá…

Uns meses atrás eu encontrei no Evernote uma ideia que tinha escrito em 2015.

A história já estava toda escrita lá, só não tinha os diálogos bem definidos, mas dizia o que deveria ter em cada um.

Agora eu estou trabalhando nela para fazer mais uma HQ curta para publicar no meu Instagram.

Se eu não tivesse escrito em algum lugar essa ideia mais de três anos atrás, provavelmente eu nunca lembraria que algum dia eu tinha pensado nessa história.

Por isso eu deixo essa dica aqui, mantenha um caderno de ideias! Mesmo que a ideia lhe pareça boba agora, anote, porque você pode revisitá-la e usá-la no futuro.

A quinta e última dica: valide sua ideia!

Se você já leu meu ebook gratuito Como criar uma História em Quadrinhos, que tem o link para baixar aqui na descrição do vídeo, você já deve saber que essa dica não serve apenas para histórias curtas.

Apresente sua ideia para alguém.

Conte sua história, com suas palavras mesmo, e peça para a pessoa dar um feedback brutalmente honesto. Honesto de verdade!

Isso vai ser de grande ajuda para que você não perca tempo fazendo algo que as pessoas não querem ler.

Mas atenção, não é porque uma pessoa não gostou da ideia que você deve desistir.

Se o feedback for algo como “achei ruim”, “ah, não gostei”, não adianta de nada. É apenas uma opinião.

Tem que ser algo construtivo.

Tipo “não entendi porque o personagem fez isso” ou “não faz sentido isso ter acontecido”.

Com esse tipo de ajuda você pode melhorar sua história ou até reescrever de outra maneira.

Bom, essas são as dicas que tenho para hoje! Espero que você tenha gostado. E se gostou, clica aí no curtir!

Se achar que mais alguém pode gostar das dicas, compartilhe esse vídeo por WhatsApp ou Facebook!

E não esqueça de se inscrever no canal e clicar no sininho pra ativar as notificações e ser avisado quando sair vídeo novo aqui!

Muito obrigado por assistir e até a próxima!