em Quadrinhos, Tailer

Duas semanas atrás eu publiquei uma série antiga no Instagram.

Foi um capítulo de uma webcomic em série que criei há mais de 15 anos atrás. Uma história que para mim estaria em um nível bem abaixo do que eu considero bom.

A ideia era utilizar a hashtag #tbt para mostrar uma HQ velha que eu achava que poderia incentivar quem está começando agora a produzir e publicar as suas, mesmo que para eles não estivesse tão bom.

Antes de continuar, gostaria de explicar o conceito dessa hashtag #tbt para quem ainda não conhece.

O objetivo é colocar fotos de bons momentos do passado. A sigla significa Throwback Thursday, que em uma tradução livre seria Quinta-feira da volta no tempo, ou algo assim.

Bem, eu chamo de Quinta da velharia.

Voltando à história, naquela quinta de duas semanas atrás eu publiquei o primeiro capítulo da minha antiga série Tailer.

Eu achei que mostrando um trabalho tão antigo e, no meu ponto de vista atual, tão ruim, mostraria que mesmo que você esteja criando uma HQ agora e acredite que ela não é tão boa, você não devia ter vergonha de publicar.

Só que o efeito foi interessante.

As pessoas gostaram daquele capítulo e pediram para eu postar os outros também…

Isso foi bem inesperado, porque coincidentemente, os capítulos de Tailer tem 10 páginas e cabem direitinho na quantidade de fotos que o Instagram deixa publicar de uma vez.

Infelizmente o formato das fotos acaba cortando um pouco as páginas, mas mesmo assim as pessoas conseguem ler e entender a história.

Na quinta-feira passada eu postei o capítulo piloto, que é ainda mais antigo, de 2004, e o pessoal comentou pedindo mais!

Então nessa quinta eu postei o segundo capítulo e os comentários continuam pedindo mais…

Mas e daí que você publicou uma série antiga no Instagram?

Bom, eu contei tudo isso aqui para trazer um conceito que vale como incentivo para quem está criando suas primeiras histórias em quadrinhos agora.

As vezes você acha que sua história está ruim, que seu desenho não é bom o bastante.

Mas se você expor sua HQ para o mundo, pode descobrir que muita gente vai gostar do que você está fazendo.

E isso é um incentivo enorme para que você continue a criar e melhorar suas histórias em quadrinhos!

Mostre seu trabalho para o mundo, mesmo que no começo poucas pessoas vão comentar e achar sua história boa, o fato de estar publicando vai te ajudar a evoluir como quadrinista.

O contato da obra com o público já é, por si só, um incentivo para que o artista busque melhorar tudo que faz.

Fica essa dica para o post de hoje.

E se quiser explorar a história de Tailer aqui nesse blog, visite a categoria Tailer e faça uma viagem no tempo com os meus posts antigos.

Até a próxima!


Deixe um comentário

Comentário