Nesse vídeo falo sobre como organizar a produção de sua HQ como um projeto de história em quadrinhos para que você possa começar e terminar sua história em pouco tempo.
Segue abaixo a transcrição do vídeo.
Transcrição:
Hoje quero falar sobre um assunto que não vejo muita gente falando, mas que é importante. Trate a produção da sua HQ como um projeto de história em quadrinhos!
O que quero dizer com projeto de história em quadrinhos?
É muito comum começarmos nossa HQ, pensar na história, nos personagens e começar logo a desenhar as páginas para por as ideias que estão fervendo na nossa cabeça logo para o papel.
Para depois de um tempo perder a empolgação ou ter outra ideia que você acha melhor do que a que está trabalhando e acabar parando a história sem chegar ao final.
Não acho que isso seja um problema tão grave. Já aconteceu muitas vezes comigo no passado. Só acho que é uma perda de tempo.
É muito importante para nossa evolução como quadrinistas terminar o que começamos. Ajuda na nossa formação.
Uma forma de chegar nisso é tratar a criação da sua história em quadrinhos como um projeto.
Imagine que você é uma empresa e precisa entregar um produto para um cliente. É esse tipo de projeto que eu digo.
Vamos fazer uma checklist para isso então:
- Defina um prazo para “entrega” do projeto.
- Coloque uma meta semanal
- Pense em como você vai “entregar” esse projeto para o “cliente”
Definindo um prazo
Definir um prazo é complicado, é difícil saber exatamente o tempo que você vai levar para finalizar todas as páginas, principalmente se você não tem o dia inteiro para fazer só isso. No caso de trabalhar ou estudar.
Mas definir um prazo serve exatamente para isso. Para que você possa se planejar e saber o quanto você precisa se dedicar para conseguir chegar nesse objetivo.
Com o prazo definido, divida seu projeto em metas semanais.
Criando metas semanais
Sabendo o prazo que você tem, ou melhor, que você mesmo se colocou para terminar o projeto agora é a hora de saber o quanto você precisa se dedicar para chegar nele.
Por isso colocar uma meta em um período de tempo pequeno ajuda.
Digamos que sua HQ vai ter 15 páginas e que você precisará trabalhar no desenvolvimento dos personagens, no roteiro e nos layouts das páginas antes de começar a desenhar.
Você definiu que quer ter esse projeto pronto em dois meses.
Para isso você coloca as seguintes metas semanais.
Na primeira semana vai concluir o desenho dos personagens (também chamado de character design) e escrever suas características importantes como personalidade e o “tom de voz” que ele vai ter.
Na segunda semana, por exemplo, você pode colocar como meta terminar o roteiro escrito ou o roteiro com os layouts das páginas onde você trabalhou a narrativa visual.
Então você começaria a desenhar as páginas a partir da terceira semana.
Aí coloca uma meta de três páginas concluídas por semana.
Assim você tem as duas semanas iniciais e mais as cinco semanas de desenho de páginas.
Com isso em mais ou menos dois meses você terá sua HQ pronta.
Você conseguiu atingir o prazo que definiu no começo do projeto graças às metas semanais.
Além disso, quando concluímos alguma coisa sentimos prazer e mais motivação. E dividindo o projeto em partes menores por semana você vai ter essa sensação ao final de cada uma delas e não somente no final do projeto inteiro.
Definindo a forma de entrega
Agora chegou a hora de cumprir o último item da lista.
Você definiu que sua HQ será lida online, por exemplo. Então onde os leitores irão consumir?
Você vai usar as redes sociais, ter um site ou blog ou entregar via PDF para quem quiser ler.
Se você escolher distribuir de forma impressa, os arquivos precisam ser preparados de forma diferente do que online. É preciso ver com gráficas o quanto isso vai custar e se você vai vender online e enviar pelo correio ou vender em eventos, por exemplo.
Ainda existe a opção de desenhar apenas no papel e fazer cópias em xerox. Isso tem um custo menor e você pode vender e distribuir pelo correio ou em eventos também.
Escolher qualquer uma das opções no começo é importante, porque vai definir como você deve preparar as suas páginas.
Com as páginas prontas, a forma de distribuição (ou entrega) definida, agora é só deixar sua HQ ser consumida pelos seus “clientes”.
E pronto!
Mais um projeto iniciado e concluído com sucesso!
Falando em projeto, você já leu minha nova HQ? Ela está disponível para download gratuito no bot da minha página do Facebook. Basta acessar a página Marcus Beck no Facebook e clicar em “Enviar Mensagem”. A resposta automática da página já virá com o link para o download da minha HQ Magnos.
Então é isso!
Se você tiver dúvidas sobre esse assunto ou sobre qualquer outro tema na criação de histórias em quadrinhos, deixe nos comentários para que eu possa ajudar. Quando posso respondo todos!
Obrigado por acompanhar os meus vídeos e não esqueça de me seguir nas redes sociais (links na descrição do vídeo).
INSTAGRAM http://instagram.com/themarcusbeck
FACEBOOK http://facebook.com/themarcusbeck
TWITTER http://twitter.com/marcusbeckart
Até a próxima!