em Como criar HQs

No final de semana passado eu publiquei minha nova HQ curta chamada Batalha.

A história que esse quadrinho conta é uma representação lúdica da batalha que todos nós artistas independentes lutamos no dia-a-dia.

Muitos artistas vivem de sua arte, mas muitos mais outros ainda não chegaram lá. Esses últimos passam por uma jornada dupla para batalhar contra os “boletos” e ainda assim produzir sua arte.

Mini-documentário “HQ curta em 13 dias”

Como essa história aborda essa parte da nossa vida de artista, faria muito sentido que eu mostrasse como essa vida é no mundo real, não apenas no mundo lúdico da história em quadrinho.

Por isso, durante o processo de criação dessa HQ eu gravei uma espécie de diário de produção em vídeo, ou mini-documentário, mostrando como foi o dia-a-dia da concepção da ideia à produção das páginas.

Para mim, esse mini-doc é um complemento direto à história da HQ. É como se ambos se completassem. O mundo lúdico e o mundo real.

Colocando prazos e meta

Quando comecei a fazer a HQ eu me coloquei um prazo.

Eu quis produzir tudo em apenas duas semanas.

Não que eu precisasse ter um prazo. Afinal, eu publico as HQs de forma independente, gratuita e online. Então ninguém está me cobrando.

Só que colocar um prazo me deixa muito mais focado. É como um desafio.

Você escolhe continuar produzindo em momentos que poderia estar procrastinando.

Isso está bem demonstrado nos vídeos do mini-documentário.

Fazer uma HQ de 10 páginas em apenas duas semanas para alguém com jornada tripla (emprego, quadrinhos e vídeos/curso) não é tão simples assim. Mas essa era a meta, esse era o prazo.

Com “foco, força e fé” eu atingi a meta. Consegui terminar a HQ em 13 dias (14 se contar o dia off que acabei tirando).

E agora, você pode ler Batalha na Fliptru e no Instagram.

Links úteis para você

Quem sou eu criando HQ curta?

Meu nome é Marcus Beck e sou quadrinista e criador do curso HQ na Prática. Meu objetivo é trazer o máximo possível de informação sobre como criar uma história em quadrinhos.

Publiquei minhas webcomics (quadrinhos online publicados na internet) por mais de dez anos e aprendi muitas lições sobre o que deve ou não ser feito para que as HQs sejam as melhores possíveis.

Quando eu comecei a criar meus quadrinhos eu gostaria muito que tivesse conteúdo sobre o assunto para que eu não tivesse que aprender tudo sozinho. É por isso que criei esse canal e também o meu blog, para ajudar quem está passando pela mesma situação que eu estive quando comecei.

Faço o possível para responder todas as perguntas, por isso fique a vontade para comentar com todas as suas duvidas. =)

Deixe seu comentário