em Tecnologia

Escondendo partes de um endereço de email com Python

Nessa semana o projeto em que trabalho precisou de uma forma para exibir emails de usuários durante o processo de cadastro, apenas para relembrar qual endereço o mesmo havia cadastrado na sua conta.

Exibir o email completo seria uma falha de privacidade/segurança muito grande, pois o cadastro é um processo público. Para evitar isso, a equipe decidiu mostrar apenas uma parte do endereço, para que o usuário identificasse caso seja o dono da conta, mas caso não seja não teria como saber qual é o endereço completo.

Para atingir isso, criei dois pequenos métodos: um que substitui partes de uma string por asteriscos e outro que divide o email em username e domínio, para então executar o método anterior em cada parte. O resultado é que o email  [email protected] se transforma em te********[email protected]**.com.

Para deixar o método de substituição da string mais flexível, eu adicionei dois parâmetros (begin_letter_amount, end_letter_amount) que controlam quantas letras serão exibidas no começo e no final da string.

O código segue abaixo.

[gist id=”bcf64b5b57c5fc5d23a77aebcd6c0f4d”]

Deixe um comentário

Comentário