em Quadrinhos

Will Eisner - Quadrinhos e Arte SequencialWill Eisner era um mestre da narrativa visual dos quadrinhos. Por isso a dica de livro de hoje é Quadrinhos e Arte Sequencial.

Esta é uma das obras do mestre que fala sobre as técnicas de narrativa visual.

Quadrinhos e Arte Sequencial é sensacional e obrigatório para quem quer criar histórias em quadrinhos!

Nele Eisner compila anos de experiência desenhando HQs de todos os tipos. Ele aborda desde quadrinhos educacionais e institucionais até as Graphic Novels, que, pra quem não sabe, foi uma expressão que ele mesmo criou.

A primeira HQ a sair com o nome Graphic Novel foi “Um Contrato com Deus”, de sua autoria, e a partir daí mais de 20 outras foram lançadas por Eisner.

O conteúdo do livro Quadrinhos e Arte Sequencial varia entre técnicas, quadrinização, narrativa, formas de publicação, e muito mais.

O autor utiliza as páginas das suas próprias HQs para exemplificar com estupenda clareza tudo que explica em cada um dos capítulos desta obra.

Não tenho certeza absoluta, mas acredito que Eisner foi um dos primeiros, senão o primeiro, a analisar e documentar as técnicas de narrativa gráfica e lançar como livros “didáticos” explicando suas obras. Ele era mais do que apenas um quadrinista muito bom, ele era um estudioso da arte sequencial.

Seu trabalho é reconhecido mundialmente por todos os mais importantes artistas de quadrinhos. Não sei se você sabe, mas o “Oscar dos quadrinhos” tem o nome dele, o The Will Eisner Comic Industry Awards, mais conhecido como Eisner Awards.

Conclusão

Bem, em resumo, este livro é muito bom e, na minha opinião, é obrigatório para quem cria ou quer criar quadrinhos de qualquer estilo ou tema.

Obs: Eu falei sobre esse livro anos atrás em outra postagem.

Quero saber o que achou dessa dica. Por favor, deixe seu comentário me falando se quer mais dicas como essa aqui no blog. Estou pensando em instituir a “Dica de Sexta”, o que você acha? Fico aguardando seu comentário.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Comentário

  1. Olá, Marcus Beck. Gosto de quadrinhos e sempre ouvi falar do Spirit, mas não sabia absolutamente nada sobre o seu criador. Através das informações que você nos passa, fui procurar saber melhor sobre Will Eisner e acabei virando fã dele. Li esse livro e realment ele é muito bom. Bela dica.