em Como criar HQs, Narrativa Visual, Personagens, Storytelling

Eu fiz um vídeo onde falo sobre o meu passo-a-passo para criar uma mini-série em quadrinhos com quatro capítulos para um concurso de webcomics de um site internacional.

Antes de mostrar o vídeo para você quero contar um pouco sobre como tudo aconteceu até o ponto onde eu resolvi dissecar meu método de criação de quadrinhos de graça para toda minha audiência das redes sociais e do Youtube.

Como tudo começou, criar quadrinhos

Pouco tempo atrás eu resolvi participar de um concurso internacional de webcomics do site Webtoons.

Eu tinha acabado de concluir mais um capítulo da minha série em quadrinhos Tailer e pouco antes tinha feito uma HQ curta para participar do #desafioFliptru também.

Na história em quadrinhos que fiz para o desafio, eu resolvi explorar um novo tipo de narrativa visual de quadrinhos que tem foco na leitura da história pelo celular.

Muita gente chama isso de “webtoon“, “narrativa vertical“, “mobile comics“… bem, a verdade é que não tem uma convenção de nome para este estilo de narrativa ainda.

A questão é que ganhei um pouco de experiência neste formato novo de narrativa através da minha participação no #desafioFliptru.

Um dia eu estava vagando pelo site Webtoon para ler algumas webcomics e relaxar um pouco e lá estava o anúncio: “participe do concurso de quadrinhos“.

O nome do concurso era Short Story Contest e pagava um ótimo prêmio em dólares para os primeiros colocados.

Eu pensei… por que não tentar, não é?

Seria um desafio grande conseguir escrever a história em inglês e também usar a narrativa vertical pela primeira vez fora de uma história curta.

Ou seja, usar conceitos como cliffhanger e outras coisas que séries em capítulos precisam para deixar o leitor mais interessado em voltar para continuar lendo no futuro.

Bastidores da criação de uma história em quadrinhos

Como desenvolver essa webcomic seria um desafio enorme para mim, resolvi aproveitar para compartilhar os bastidores do projeto com as pessoas que tiveram o comprometimento de entrar no meu canal do Telegram.

E lá compartilhei vídeos e imagens mostrando alguns detalhes legais das escolhas que eu estava fazendo para criar a HQ.

Tanto escolhas que tive que fazer por conta do prazo apertadíssimo para fazer quatro capítulos (pouco mais de um mês), como também as escolhas narrativas e de escrita do roteiro (em inglês) também.

No final eu consegui dar conta de criar a história e ainda fazer conteúdo para essas pessoas incríveis que acompanham o meu Telegram.

E o vídeo do passo-a-passo?

Quando finalmente consegui cumprir o prazo e terminar os quatro capítulos da webcomic, pensei em como tudo tinha acontecido e o quão grande foi o desafio para mim.

Se pra mim, que faço quadrinhos pra publicar na internet há 18 anos, já foi um desafio bem grande imagina como seria para quem está apenas começando?

Por isso resolvi compartilhar, de forma resumida, todo o processo que uso para criar uma história em quadrinhos e usar este projeto como base para isso.

Eu tenho um curso completo onde falo tudo detalhadamente, mas para dar uma ajuda para quem está começando, porque não fazer um grande vídeo prático da coisa toda.

Foi aí que resolvi sentar e me gravar mostrando todo o processo… só não imaginava que o vídeo teria quase 40 minutos de duração!

Bem, aí está ele. Espero que você goste e que possa te ajudar de alguma forma.

Links úteis para você

Quem sou eu para falar de pressa para ser um artista melhor?

Meu nome é Marcus Beck e meus objetivos são:

  • Entreter através das minhas histórias;
  • ajudar quadrinistas independentes a divulgar seus trabalhos através da plataforma Fliptru;
  • e trazer o máximo possível de informação sobre como criar uma história em quadrinhos para o maior número de pessoas possível.

Publiquei minhas webcomics (quadrinhos online publicados na internet) por mais de dez anos e aprendi muitas lições sobre o que deve ou não ser feito para que as HQs sejam as melhores possíveis.

Quando eu comecei a criar meus quadrinhos eu gostaria muito que tivesse conteúdo sobre o assunto para que eu não tivesse que aprender tudo sozinho.

Por isso que criei meu canal do Youtube e também o meu blog, para ajudar quem está passando pela mesma situação que eu estive quando comecei.

Também sempre senti a necessidade de criar uma comunidade e uma plataforma onde quadrinistas nacionais pudessem publicar suas obras e entrar em contato com seus leitores.

Por isso em 2019 eu usei meus conhecimentos como desenvolvedor de software para criar e lançar a plataforma Fliptru.

Faço o possível para responder todas as perguntas, por isso fique a vontade para comentar com todas as suas duvidas. =)

Deixe um comentário

Comentário