Você sabe que o tom de voz faz parte de um bom diálogo, certo? E um bom diálogo pode fazer sua história ter uma recepção muito melhor entre os leitores.
Para um diálogo ser bom ele precisa ter alterações nas emoções de quem está conversando. É por isso que o tom de voz dos personagens é tão importante, porque ele pode ajudar, e muito, a passar estas emoções à quem está recebendo a história.
Mas como representar o volume de uma fala visualmente? Como mostrar tom de voz na narrativa visual de quadrinhos?
Dando continuidade ao assunto Som nos Quadrinhos, o qual abordei anteriormente aqui no blog, vou falar um pouco sobre como representar o volume da voz dos personagens através dos balões de fala.
Todos conhecemos a forma tradicional de representar a fala nos quadrinhos. Os balões de fala são uma marca registrada da nona arte.
Manipulando esses balões conseguimos demonstrar o tom de voz dos personagens em um diálogo.
Tamanho da letra para alterar tom de voz
Quero começar mostrando que, por incrível que pareça, sem nem mudar o forma tradicional do balão, podemos mudar o volume da fala de um personagem.
Observe estes três exemplos.
Aqui eu utilizei três formas diferentes de balão, mas todos poderiam ser idênticos.
O que realmente está fazendo a diferença nos três exemplos é o tamanho da fonte (letra) e sua força (negrito ou normal).
Somente alterando isso conseguimos um resultado interessante na diferença entre a sensação de volume da voz de quem está falando, certo?
Isso porque estamos representando visualmente uma coisa que não pode ser vista, apenas ouvida.
Então, se alguém fala mais alto, você ouve mais, correto? Se fala mais baixo, você tem maior dificuldade de ouvir, não é mesmo?
Da mesma forma que uma letra maior e mais forte, em negrito, vai ser muito mais visível do que uma letra média. Já uma letra menor, será levemente mais difícil de ler do que uma letra média.
Pensando dessa maneira, fica muito mais simples “aumentar” o volume agora. Vamos para O GRITO!
Formato do balão de fala para alterar volume
Veja o exemplo abaixo.
Através de formas assimétricas e pontiagudas, conseguimos passar a sensação de desconforto que um volume muito alto de som traria aos nossos ouvidos.
O mesmo acontece com a visibilidade.
Um som muito alto é muito audível, assim como essa forma assimétrica vai chamar mais a atenção na página de quadrinhos, ser mais visível e vai causar um certo desconforto visual.
E se quisermos “abaixar” o volume?
Veja o exemplo abaixo.
Para os sussurros continuamos utilizando os mesmos conceitos que utilizamos para os gritos.
Um volume baixo vai ser difícil de ouvir, então usamos as linhas interrompidas no formato do balão para diminuir sua visibilidade.
Também diminuímos o tamanho da fonte, para continuar dificultando a leitura.
Um sussurro é algo que mal podemos ouvir, então deve ser algo que vemos com uma certa dificuldades na representação visual.
Tudo isso eu explico de forma prática no vídeo abaixo.
Um ponto importante…
Toda vez que falo sobre certas ferramentas da narrativa visual faço questão de fazer um disclaimer.
A narrativa visual de quadrinhos possui muitas ferramentas que já estão no imaginário coletivo e nos ajudam a passar as sensações que queremos para nossos leitores.
A partir destas ferramentas nós criamos o nosso próprio jeito de fazer isso. Um estilo pessoal de contar histórias com quadrinhos.
É importante lembrar que para conseguir criar o seu próprio jeito é preciso estudar e entender os conceitos da linguagem muito bem.
Então lembre-se: estude e pratique essas ferramentas até que encontre o seu próprio estilo.
Até a próxima!
Links úteis para você
- Leia meus Quadrinhos Online gratuitos.
- Inscreva-se no meu canal para mais conteúdo sobre Como criar Quadrinhos
- Me siga no Instagram, no Telegram e no Facebook para mais conteúdos =)
Quem sou eu para falar de tom de voz?
Meu nome é Marcus Beck e meus objetivos são:
- Entreter através das minhas histórias;
- ajudar quadrinistas independentes a divulgar seus trabalhos através da plataforma Fliptru;
- e trazer o máximo possível de informação sobre como criar uma história em quadrinhos para o maior número de pessoas possível.
Publiquei minhas webcomics (quadrinhos online publicados na internet) por mais de dez anos e aprendi muitas lições sobre o que deve ou não ser feito para que as HQs sejam as melhores possíveis.
Quando eu comecei a criar meus quadrinhos eu gostaria muito que tivesse conteúdo sobre o assunto para que eu não tivesse que aprender tudo sozinho.
Por isso que criei meu canal do Youtube e também o meu blog, para ajudar quem está passando pela mesma situação que eu estive quando comecei.
Também sempre senti a necessidade de criar uma comunidade e uma plataforma onde quadrinistas nacionais pudessem publicar suas obras e entrar em contato com seus leitores.
Por isso em 2019 eu usei meus conhecimentos como desenvolvedor de software para criar e lançar a plataforma Fliptru.
Faço o possível para responder todas as perguntas, por isso fique a vontade para comentar com todas as suas duvidas. =)