em Como criar HQs

Aprendendo com o desafio de publicar HQ no Instagram

Rascunho da primeira página da minha próxima HQ no Instagram
Rascunho da primeira página da minha próxima HQ no Instagram

Se você me segue no Instagram já deve ter visto que tenho publicado quadrinhos por lá. Minha HQ no Instagram.

Essa imagem que você vê acima é o “lápis” da primeira página de uma nova história em quadrinhos curta que vou publicar por lá.

No vídeo sobre 5 dicas para criar histórias curtas eu falei sobre essa história. Ela estava guardada em um “caderno de ideias” digital que tenho no Evernote.

Eu escrevi o argumento da história em fevereiro de 2015 em uma tacada só. Uma das dicas que dou no mesmo vídeo que acabei de citar.

Só que essa história deveria ter pelo menos umas vinte páginas na ideia original. E aí entra o desafio de publicar uma HQ no Instagram… ele aceita apenas 10 imagens por vez, ou seja, a história pode ter até 10 páginas.

Criar uma história curta já não é uma tarefa fácil. Agora limitar à 10 páginas e com metade do tamanho de uma página normal é um desafio maior ainda.

O que eu quero dizer com metade do tamanho de uma página? Bem, a HQ que eu faço pro Instagram tem um formato quadrado e não tem a proporção de uma folha sulfite normal.

Isso quer dizer que eu preciso adaptar a narrativa visual para uma página em um formato diferente.

Resumindo, são 10 páginas com metade do “espaço” que eu teria em páginas. A história precisa realmente ser objetiva e sem desperdícios.

Essa é uma prática muito boa para quem quer fazer quadrinhos. Quanto mais páginas tem sua história, mais trabalhoso é terminá-la.

Se você consegue ser bem objetivo e contar a história só com aquilo que realmente interessa para que ela seja bem compreendida pelo leitor, você economiza tempo e consegue ter um resultado ótimo.

Bem, era isso que eu queria compartilhar com vocês nesse email de hoje.

Me avise se gostou desse formato de newsletter respondendo este email aqui. Assim eu continuo mandando mais histórias exclusivas pra você por aqui.

Me siga lá no Instagram para ler minhas HQs quando saírem ou pelo meu bot no Facebook Messenger para ler tudo que já tenho publicado. Lá tem todos os links direto para as HQs.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Comentário