em Crônicas, Empreendedorismo

Estar de bom humor e descansado faz toda a diferença na produtividade de uma pessoa. O site da Revista Galileu publicou uma notícia trazendo dados de uma pesquisa científica que mostra como funciona nosso cérebro no momento em que temos uma boa ideia.

De toda a explicação sobre a pesquisa, a parte mais interessante, e a qual dou enfoque nesse texto, é o último parágrafo.

Os cientistas avisam – ou dão a dica – de que bom humor e mentes descansadas podem ser fatores importantes na hora daquele “Eureca!”. Para concluir, o autor diz: “Existe um processo importante de consolidação da memória que só acontece quando dormimos. Elas são transformadas e podem trazer detalhes escondidos para situações no dia a dia. Dormir bastante é ótimo para ter insights”.

Na área de tecnologia, por exemplo, passamos o tempo todo buscando soluções para os problemas do usuário e para isso precisamos de boas ideias. É um trabalho técnico, mas que exige muita criatividade.

Isso não se resume somente à area de tecnologia. Como um gestor espera que o membro de sua equipe seja pró-ativo, traga ideias inovadoras sobre como executar seu trabalho, se o mesmo não tem um ambiente que facilite esse processo?

É por isso que, cada vez mais, empresas com ambientes inovadores e premiados pela qualidade que proporcionam aos seus trabalhadores tem apresentado ótimos resultados ano após ano. Sentir-se bem no local de trabalho faz toda a diferença no resultado que o colaborador irá gerar para a empresa.

Infelizmente, muitas empresas ainda não entenderam que seu maior recurso não é a tecnologia ou o método que empregam, mas sim as pessoas que a estão empregando. Pressionar o colaborador por resultados sem nem sequer se importar se ele está bem é um tiro no pé para qualquer gestor.

Eu acredito que, em algumas áreas, a gestão de colaboradores deve ser repensada e deve-se usar o exemplo dos cases de sucesso que cada vez mais aparecem por aí. Já temos casos de empresas brasileiras dando o exemplo, como a Chaordic de Florianópolis, que em 2013 ganhou prêmio Great Place to Work de melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina.

Os exemplos estão aí, basta seguí-los. Se não for pela motivação dos colaboradores e a vontade que tem de trabalhar nestes locais, que seja pelos resultados financeiros que elas apresentam.

Deixe um comentário

Comentário