Categorias
Crônicas Empreendedorismo

O empreendedor e os nãos

Empreender não é uma tarefa fácil. É necessário mudar toda a sua vida e trabalhar muito mais do que se estava acostumado, você precisa cuidar da operação, da legislação, do comercial, entre outras áreas do seu negócio. Tem que correr atrás de clientes diariamente e é aí que vai ouvir muitos não, alguns talvez e poucos sim. Lidar com essa quantidade de nãos é algo que precisa ser aprendido. Engolir o orgulho e aceitar essas respostas como aprendizado.

Muito se fala sobre a quantidade de negativas que você irá receber e que elas são parte da construção de um empreendimento e do próprio empreendedor. Você pode achar que vai estar pronto para recebê-los diariamente e que não vai se importar, pois na teoria você sabe que eles irão acontecer. Mas quando a teoria encontra a realidade ela não parece tão fácil quanto anteriormente.

Cada negativa recebida vai sim dar uma boa desanimada no empreendedor, vai minar um pouco a força de vontade dele. Eu acredito que isso é normal, ninguém tem sangue de barata e vai levar os primeiros nãos tão na boa assim, como achamos quando aprendemos isso no campo da teoria. Não é fácil mesmo.

Mas é aí que se separa o joio do trigo. Você vai se desanimar, vai ter uma queda na força de vontade, mas precisa querer dar a volta por cima a cada negativa e a cada desanimo que acontecerá. E é por isso que as negativas fazem parte da construção não só do empreendimento, mas principalmente do empreendedor.

Manter o foco e dar a volta por cima a cada negativa recebida é o principal aprendizado. Como diria meu antigo mestre de arte marcial:

O verdadeiro guerreiro é aquele que, quando perde tudo, logo já está em pé para começar outra vez.

 

Por Marcus Beck

Quadrinista, desenvolvedor de software e criador da Fliptru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.