em Crônicas, Quadrinhos

Críticas construtivas

megafoneNo mundo das hqs independentes o que mais existe são pessoas que criticam seu trabalho. Nesse momento, todos são experts e acham defeito em cada detalhe. Não vejo o menor problema em receber este tipo de crítica, afinal ninguém agrada gregos e troianos.

Porém, acho muito importante que essas críticas venham embasadas em algo. Se você vai “perder” seu tempo criticando alguém, não esqueça que esta crítica pode ser muito útil para o autor daquele hq. Você pode ajudá-lo a perceber algo que estava faltando para que a história ou a arte seja melhor do que era.

Infelizmente, as críticas construtivas, as que ajudam o autor a melhorar, são raramente encontradas por aí. Só vejo pessoas dizendo “é uma porcaria“, “jogue fora e comece do zero“, “sua hq é ruim, melhora ela aí“. Como melhorar? E melhorar o que? Esse é o tipo de coisa que nós, autores (muitas vezes autodidatas), queremos saber.

Então se você se propõem a criticar alguma coisa, dê uma solução para que tal coisa seja melhor. Se acha que não tem solução, não perca seu tempo comentando. Faça alguma diferença, dê um feedback construtivo para os autores independentes que tanto se esforçam para dar o melhor de si em seus websites.

Para completar, uma brincadeira que escrevi no meu twitter três dias atrás:

@beckenkamp Ou o cara é crítico ou é inteligente, já diria Nelson Rodrigues.

Deixe um comentário

Comentário

Webmentions

  • Campanha “Por favor, alimente os autores” do MushiComics « Beck Blog

    […] a favor de comentários construtivos, eles ajudam a melhorar as histórias em quadrinhos independentes da internet. Escrevi um post […]