em Tecnologia

Summernote, um editor WYSIWYG super simples para Bootstrap

O Summernote é um editor WYSIWYG muito bom, e simples, para utilizar em aplicações web. Pra quem não sabe o que significa WYSIWYG, vejamos o que nos diz a Wikipedia.

WYSIWYG é o acrônimo da expressão em inglês “What You See Is What You Get”, cuja tradução remete a algo como “O que você vê é o que você obtém” (OQVVEOQVO). Significa a capacidade de um programa de computador de permitir que um documento, enquanto manipulado na tela, tenha a mesma aparência de sua utilização (…)

No nosso caso, estamos falando de aplicações web. O Summernote é um dos editores mais simples que já encontrei e sua instalação foi tão fácil que me surpreendi. Até mesmo para personalizar o upload de imagem foi mais simples do que eu imaginava.

Outros editores WYSIWYG para web muito conhecidos, e que eu já utilizei em alguns projetos, são o CKEditor e o TinyMCE. Apesar de suas instalações não serem complicadas, ambos tem muitos arquivos e exigem um conhecimento mais específico para executar qualquer alteração, principalmente no upload de imagens.

Para utilizar o Summernote é preciso jQuery, Bootstrap e Font Awesome (para os ícones). Com as linhas abaixo você consegue essas dependências funcionando na sua aplicação.

<script src="//code.jquery.com/jquery-1.9.1.min.js"></script>
<link href="//netdna.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.0.1/css/bootstrap.min.css" rel="stylesheet">
<script src="//netdna.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.0.1/js/bootstrap.min.js"></script>
<link href="//netdna.bootstrapcdn.com/font-awesome/4.0.3/css/font-awesome.min.css" rel="stylesheet">

A seguir, basta inserir o CSS e o código JavaScript do Summernote.

<link href="summernote.css" rel="stylesheet">
<script src="summernote.min.js"></script>

Então basta escolher qual é o campo que você deseja transformar em um editor WYSIWYG, adicionar o código de inicialização do Summernote, como no exemplo abaixo, e voilà!

<div id="summernote">Hello Summernote</div>
<script>
$(document).ready(function() {
  $('#summernote').summernote();
});
</script>

Seu campo vai aparecer dessa maneira:

Se você quer personalizar os itens da barra do editor, o tamanho do campo, entre outras coisas, basta ver as features no site do Summernote.

Personalizando o upload de imagens

Ao inserir uma imagem, por padrão, o editor insere os dados da imagem em Base64 ao texto. Mas normalmente não é isso que queremos no nosso código, certo? Então a opção é alterar o padrão para efetuar um upload do arquivo ao ser inserido.

Não vou abordar aqui o script backend por trás do upload, porque isso não tem nada a ver com o editor em questão, vou mostrar apenas como chamamos esse código pelo Summernote.

$(document).ready(function() {
    $('#summernote').summernote({
        onImageUpload: function(files, editor, welEditable) {
            sendFile(files[0],editor,welEditable);
        }
    });
});

function sendFile(file,editor,welEditable) {
    data = new FormData();
    data.append("file", file);
    $.ajax({
        data: data,
        type: "POST",
        url: "url/para/upload/",
        cache: false,
        contentType: false,
        processData: false,
        success: function(url) {
            editor.insertImage(welEditable, url);
        }
    });
}

Primeiro configuramos o callback onImageUpload para chamar nossa função de envio de arquivo. Essa função, a sendFile, cria um novo objeto de formulário pelo javascript e insere o nosso arquivo a ele. Com o método $.ajax do jQuery chamamos nosso script de backend e, mais uma vez, voilà!

Funcionou muito bem pra mim e espero que essas dicas possam ajudar a facilitar a vida de mais pessoas por ai.

Deixe um comentário

Comentário

  1. Bom dia, como faço para cadastrar o conteúdo desse editor do banco de dados? Assim var html = $(‘#summernote’).summernote(‘code’); não funcionou!