em Tecnologia

Lendo RSS Feed somente com Javascript (jQuery)

Eu construi uma página estática em HTML, CSS e JS para ser uma espécie de portfólio e cartão pessoal para mim e queria colocar uma seção com os artigos deste blog nela. A melhor maneira de acessar esses artigos sem muito esforço é usando o RSS Feed do blog.

Mas a página é “estática”, então eu poderia usar no máximo o Javascript para ler o Feed do blog. Uma opção seria acessá-lo via Ajax e processar os dados em seguida, mas se o Feed for de outra origem (domínio diferente, que não era o meu caso, mas pode ser o seu) ia acabar esbarrando em um erro de segurança (CORS Error) e não funcionaria.

Então encontrei uma solução (no link de referência no final do artigo), usar uma API do Google que lê um Feed e retorna um JSON com as informações dele.

Segue abaixo uma versão do código que estou utilizando na página, totalmente comentado.

Os items que temos disponíveis para acesso, como mostra a imagem abaixo, são o autor, categorias e tags, o conteúdo inteiro em HTML, um pequeno snippet do conteúdo em texto puro, a URL do artigo, a data de publicação e o título. Eu senti falta do retorno das mídias, como fotos, por exemplo, mas se for necessário a opção seria pegá-las do próprio HTML que retorna em “content“.

responseAPIGoogleRSS

É isso aí, qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários abaixo. Para ver esse código em funcionamento acesse o site.

Referência: http://pt.stackoverflow.com/a/65758

Deixe um comentário

Comentário