em Tecnologia

Na área de desenvolvimento de software sempre somos bombardeados por notícias de novas tecnologias que estão dominando o mercado. E que, para ficar na “crista da onda” (e ser bem pago), é preciso trabalhar com essa ou aquela nova tecnologia.

Essa é a hora que o desespero bate e você pensa:

“Tenho que aprender esse novo framework senão vou ficar para trás!”

Tenho certeza que isso já aconteceu com muitos programadores por aí.

Aí é só aprender que ficará tudo bem, certo? Mas não é tão simples assim.

Para aprender uma coisa pra valer não basta seguir aquele tutorial maneiro do blog do especialista. Envolve muito mais do que isso.

Aprendendo Python

Em 2012 eu fiz minhas primeiras tentativas de aprender Python e Django, porque eu achava que o PHP não me daria futuro. Leia-se grana.

Em 2012 eu achava que Python me deixaria assim… Doce ilusão.

Objetivo bobo para aprender algo, na verdade. Em 2010 eu tinha tentado a mesma coisa com Java… Não rolou.

Eu fiz uns projetos pessoais como um portfólio e um controle financeiro seguindo alguns tutoriais e a documentação do Django, mas somente a caráter de teste. Não cheguei nem a arranhar a superfície do que o Python ou o Django poderiam me proporcionar como soluções.

Não existia um problema real ao qual eu precisava do Python para resolver.

Eu continuava conseguindo trabalhos somente com PHP, por causa da minha experiência profissional. Com isso acabei não aprendendo nada relacionado a Python na época.

Como não gostar de Python, não é?

Depois de um bom tempo, eu continuava com PHP nas empresas em que trabalhava, mas não queria desistir do Python porque tinha gostado de programar na linguagem.

Aí o objetivo era outro. Aprender porque eu gostava. Mas como?

Foi então que resolvi fazer alguns projetos freelance com o Flask, outro framework em Python. A partir daí comecei a entender e a dominar um pouco mais essa linguagem.

Foi uma tática muito mais inteligente.

Depois de um tempo fazendo esses freelances, acabei conseguindo um emprego para desenvolvedor em Python e hoje trabalho diariamente com ele.

Não-aprendendo AngularJS

Outra experiência parecida foi com o desenvolvimento de frontend.

Durante um período em que fiquei desempregado, comecei a procurar vagas e percebi que existia muita procura por desenvolvedor frontend. Como sempre tive conhecimento sólido com HTML/CSS e JavaScript (e jQuery), pensei que poderia conseguir alguma coisa.

O problema é que a maioria das vagas exigia conhecimentos em AngularJS ou outro framework JavaScript. Me candidatei para várias delas e apesar de chegar à fase final de quase todas, não consegui ser contratado.

Eu tenho certeza que, mesmo tendo bom domínio de HTML/CSS/Javascript, não fui contratado porque não tinha familiaridade com nenhum dos (na época novos) frameworks de frontend.

Durante esse tempo eu fiz alguns tutoriais de AngularJS para tentar melhorar essa deficiência e até para fazer testes para algumas das vagas de emprego. Mas confesso que tudo me parecia meio confuso… No final não aprendi nada. Nem sequer entendi a base do framework.

Acabei por desistir na época.

Um tempo depois, precisei utilizar AngularJS em um projeto. Foi um tempo pesquisando para acabar entendendo e aprendendo. Hoje tenho um projeto em produção usando essa tecnologia.

Graças a necessidade.

Aprendendo com a necessidade

A verdade é que cada um tem seu jeito de fixar conhecimento. Não estou aqui para impor regras a algo tão subjetivo como a forma de aprendizagem de cada um.

Quero compartilhar a minha forma de aprender: E ela chama-se necessidade.

Eu só consigo aprender algo para valer se realmente usá-lo em algum projeto. Um projeto real.

Pode ser pessoal ou comercial, mas que seja algo que eu queira ou precise mesmo fazer.

Para que eu consiga entender e fixar é preciso existir a necessidade de resolver um problema com aquela tecnologia.

Foi assim com o Python, quando comecei a focar em projetos freelance com a linguagem, passei a aprendê-la de verdade.

Resumindo: se não existir um problema real para resolver, dificilmente se chega tão fundo a ponto de conhecer as verdadeiras funcionalidades e qualidades de certa tecnologia.

Quer aprender uma nova tecnologia?

Procure a tecnologia que dê a solução para um problema que você tenha que resolver, ela será a melhor e a mais fácil para você aprender.

Fica a dica.

Publicado originalmente no Medium.

Deixe um comentário

Comentário