em Tech

Você tem pressa para ser um artista melhor? Vive se comparando com os quadrinistas, desenhistas ou qualquer outro tipo de artista nas redes sociais? Quer receber dicas que vão fazer você evoluir rapidamente do dia pra noite?

Bem… tenho uma notícia péssima pra você.

Se continuar assim, você pode acabar desistindo de ser artista!

Como ser bom do dia pra noite?

Eu recebo constantemente mensagens como estas:

  • Quero ficar bom no desenho, como faço?
  • Como saber se a minha história é boa?
  • Como sei se meus personagens são bons?

Todas estas perguntas são muito válidas, mas a resposta pra elas costuma ser um pouco difícil de digerir por quem está perguntando.

Ela é mais ou menos assim:

“Você precisa estudar (inserir aqui a competência) e praticar muito, mostrar para as pessoas, receber feedback, melhorar e continuar durante meses ou anos”.

É normal que a pessoa não goste de ouvir isso, afinal isso quer dizer que precisa estudar, praticar e receber feedback por muito tempo.

Só que você acessa sua timeline do Instagram e vê aquele monte de artista incrível mostrando seus trabalhos maravilhosos… aí vem a frustração.

“Quero ser assim também!”

As redes sociais mostram a parte bonita da vida das pessoas, não a parte de suor e lágrimas.

Artistas só publicam aquela arte que acham que ficou muito boa. E mesmo que publiquem seus estudos, tipo sketchbooks, vão publicar apenas aqueles que eles acharam que ficou muito bom.

O mesmo acontece com quem cria histórias. As histórias que ficaram ruins, que não deram certo, ficam todas escondidas. Só aquelas que julgam ser realmente boas é que vão a público.

As redes sociais não foram feitas para exaltar o estudo e a pratica, ou seja, o suor derramado.

Foram feitas para exaltar as conquistas e receber confetes por isso, claro! Quem não gosta de receber comentários elogiando uma história que fez ou uma arte que criou?.

Aprofundando o assunto

Eu fiz um vídeo onde falo um pouco mais sobre o assunto, abordando os problemas das combinação como “pressa + comparação com outros artistas = frustração” ou “ansiedade + expectativas erradas = desistência“.

No geral, falo sobre não ter pressa para ser um artista melhor.

Assista para complementar a leitura desse texto e me deixe um comentário sobre o que pensa do assunto.

Links úteis para você

Quem sou eu para falar de pressa para ser um artista melhor?

Meu nome é Marcus Beck e meus objetivos são:

  • Entreter através das minhas histórias;
  • ajudar quadrinistas independentes a divulgar seus trabalhos através da plataforma Fliptru;
  • e trazer o máximo possível de informação sobre como criar uma história em quadrinhos para o maior número de pessoas possível.

Publiquei minhas webcomics (quadrinhos online publicados na internet) por mais de dez anos e aprendi muitas lições sobre o que deve ou não ser feito para que as HQs sejam as melhores possíveis.

Quando eu comecei a criar meus quadrinhos eu gostaria muito que tivesse conteúdo sobre o assunto para que eu não tivesse que aprender tudo sozinho.

Por isso que criei meu canal do Youtube e também o meu blog, para ajudar quem está passando pela mesma situação que eu estive quando comecei.

Também sempre senti a necessidade de criar uma comunidade e uma plataforma onde quadrinistas nacionais pudessem publicar suas obras e entrar em contato com seus leitores.

Por isso em 2019 eu usei meus conhecimentos como desenvolvedor de software para criar e lançar a plataforma Fliptru.

Faço o possível para responder todas as perguntas, por isso fique a vontade para comentar com todas as suas duvidas. =)

Deixe seu comentário