Categorias
Ilustrações

Estudando anatomia para desenho

Assistindo a um vídeo com uma aula do grande Kim Jung Gi (você conhece ele?) sobre anatomia eu me lembrei de uma técnica muito interessante para facilitar o desenho do corpo humano.

Representando as partes do corpo como figuras geométricas antes de realmente desenhar o corpo humano.

Nesse meu estudo eu resolvi utilizar fotos de pessoas fazendo alongamentos, assim eu poderia estudar posições mais difíceis.

Segue o vídeo da aula do Kim Jung Gi. Apesar dele falar em coreano as demonstrações no quadro branco já ensinam muito sobre o que estou falando neste post.

Qual sua maior dificuldade com desenho? Me fale nos comentários e vamos conversar.

Até a próxima.

Por Marcus Beck

Quadrinista, desenvolvedor de software e criador da Fliptru.

20 respostas em “Estudando anatomia para desenho”

Sei bem como é! Muita gente tem essa dificuldade. Antes de começar a desenhar sua história faça uma folha d referência do personagem. Desenhe ele em varias posições e ângulos e aí use como referência para desenhar suas páginas 🙂

A minha dificuldade já é mais geral ,eu tenho uma certa dificuldade em “encaixar” ,as partes do corpo ,eu tenho uma ótima noção sobre a musculatura, ( boa ate demais , ao ponto de sempre definir muito os músculos ) ,das pernas ,braços, cabeça, mãos ,costas,etc…, como eu posso resolver esse problema ?.

No caso de você já ter boa noção de musculatura, então o que falta para encaixar tudo pode ser o desenho de observação. Deixe os músculos de lado e passe para as formas geométricas do corpo… aí você começa a encaixar melhor as coisas! =D

não sei como ESTUDAR desenho,praticar eu estou praticando todos os dias mas estudar eu não sei como eu estudo tipo eu desenho um cranio e do lado dele eu escrevo as minhas observações e depois pratico?ou se eu tenho que ESTUDAR todos os dias?por que vamos supor que estudar seja isso que eu acabei de escrever ai ou pode ser que seja mas eu não sei,eu vou lá desenho o cranio e faço umas observações no lado dele,eu tenho que ESTUDAR a mesma coisa todos os dias?desenhar o cranio denovo e fazer observações,e isso repetidamente eu desconfio que não seja isso e sim que eu estude uma vez sobre o cranio e faça observações, ai depois eu tenho que praticar por semanas ou mesês para pegar o jeito depois eu passo para os musculos do rosto ,depois pele,depois olho,boca,orelha,nariz,etc quem for experiente e souber por favor me reponda por que estou com essa duvida a semanas e não consigo estudar desenho

A melhor maneira de estudar é com algum método. Procure livros sobre desenho básico, anatomia, perspectiva e siga algum método de estudo. Estudar sozinho é sempre muito mais difícil 🙂

Olá, como o Marcus falou, isso é bem útil, estudar sem um norteamento é muito difícil, então se puder comprar um livro (um BOM livro, pesquise bastante se optar por isso) ou ver aulas (como no canal do Stan Prokopenko, ele tem uma playlists que são praticamente um roteiro de estudo) é bem melhor porque você tem um objetivo definido, tem lições e coisas pra fazer. O pior nesse situação é não ter o que fazer, acho.

Também tinha esse problema e decidi seguir isso que citei, ultimamente estou estudando um livro chamado Perspective Made Easy, do Ernest Norling porque sempre tive dificuldade em entender os conceitos da perspectiva. Ele entretém por horas, leio o capítulo explicativo e ao fim, faço umas anotações do que entendi e dos pontos muito importantes e realizo os exercícios do livro, depois passo para o próximo capítulo.

Sem recursos parecidos, estudar é basicamente o que você disse, você seleciona um assunto e estuda sobre ele. O rosto, por exemplo, para fazer retratos, pesquisa sobre a estrutura do crânio, os músculos do rosto, como eles podem mudar a expressão, como a forma do osso muda a aparência da face, os demais elementos como nariz, olho, boca, sua estrutura anatômica. Depois você pratica fazendo vários rostos e observando em todos eles o que aprendeu.

Sobre estudar todos os dias, não acho isso legal porque pode ficar entediante (e provavelmente vai ficar), percebi isso a pouco tempo, ultimente só estudava e procurava exercícios e pensei estar perdendo o gosto de desenhar, mas quando decidi fazer desenhos livres, redescobri o quanto é divertido, então não se prenda a estudos por tempos prolongados, estudar é extremamente importante para evoluir, mas também é importante se lembrar do porque você gosta de desenhar e para que esta estudando (e depois de um certo tempo estudando, ao desenhar livremente de novo, sem se prender fielmente ao que você estudou, apenas deixe fluir a criatividade, você automaticamente perceberá alguma melhora, mesmo que pequena). Como disse o criador do site Draw a Box (um bom site com lições gratuitas e ordenadas, caso queira conferir) “o que você desenharia se fosse um proficional?”, desenhar é pra ser divertido.

Continue estudando e praticando! Não tem outra forma de melhorar. Mas fica uma dica importante aqui: “Não tenha pressa!”. A pressa só vai lhe causar ansiedade e frustração, aprender uma arte demanda tempo. Então tenha paciência e seja pesistente =)

comecei fazendo copias por cima de imagens, dps passei a copiar pela visão, hj em dia ainda tenho mtas dificuldades mas no sou só mais uma iniciante, já desenho rostos em varias posições, os corpos mais ou menos kkkk, estou estudando agora desenhos gestuais e anatomia, tomara que eu tenha sorte kk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *