em Quadrinhos, Vídeo

Sempre recebo comentários nos meus vídeos pedindo dicas de como desenhar cenários em histórias em quadrinhos. Esse não é um assunto simples, por isso resolvi começar pelo básico: Perspectiva.

Nesse vídeo dou uma introdução à perspectiva e falo algumas dicas para praticar a criação de cenários.

Sobre cenários em histórias em quadrinhos

Não existe uma resposta fácil e muito menos um jeito fácil de criar cenários.

Existem muitas coisas importantes sobre criação de cenários. Você precisa aprender a obervar os lugares e tentar simplificá-los em formas geométricas, por exemplo. Mas antes de qualquer outra coisa o que você realmente precisa aprender para começar a fazer cenários para seus quadrinhos é perspectiva.

Então eu vou falar um pouco sobre perspectiva básica aplicada à cenários aqui.

Perspectiva de um ponto. A perspectiva linear com apenas um ponto de fuga é uma perspectiva de um ponto. O ponto de fuga normalmente aparecerá na parte central da cena.

Perspectiva de dois pontos. A perspectiva linear que usa dois pontos de fuga é chamada de perspectiva de dois pontos. Cenas na perspectiva de dois pontos normalmente têm os pontos de fuga colocados na extrema esquerda e na extrema direita.

Perspectiva Multi-ponto. A perspectiva linear não precisa se limitar a um ou dois pontos de fuga. Uma cena pode ter vários pontos de fuga, dependendo da complexidade do assunto. Por exemplo, a perspectiva de três pontos é semelhante à perspectiva de dois pontos; tem pontos de fuga à esquerda e à direita no horizonte. Além disso, existe um terceiro ponto de fuga abaixo ou acima do horizonte.

Quer mais?

Aguardo seu comentário com dúvidas, sugestões e me dizendo se você quer ver mais vídeos tutoriais como esse sobre cenários e desenho de quadrinhos em geral.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Comentário