em e-Comic, Quadrinhos

[Resenha] Quadrinhos Gonzo

Vida de estagiário de jornalismo

Vida de estagiário de jornalismo

Texto por K

A não obrigatoriedade do MTB poderia ser apenas o pavio desta bombástica e sarcástica webcomic, mas Quadrinhos Gonzo é uma metralhadora com munição infinita onde ninguém sai ileso: A assessora, o editor, o estagiário e o fotógrafo sempre têm algo a dizer nas tirinhas diárias, divididas por categorias, tal qual um verdadeiro jornal:

* AULA
* CELEBRIDADES
* COMUNICAÇÃO
* COTIDIANO
* CULTURA
* ESPORTES
* FOTO EM DESTAQUE
* MANCHETE
* POLÍTICA
* SAÚDE

Só um alerta: Quadrinhos Gonzo é cáustico, leia com moderação. =)

Escrito e desenhado por Jussara Nunes, esta série de tiras é atualizada diariamente no endereço http://quadrinhosgonzo.wordpress.com

Palavra do Autor

Nos quatros anos em que eu troquei as parcelas de um possivel Astra Sedan por aulas noturnas de “como escrever textos o mais curto, fácil e rápido possível”, aprendi cinco coisas a respeito do jornalismo, nesta ordem:

1) Apure todos os Fatos
2) Preserve a Fonte
3) Seja Imparcial
4) Esqueça as anteriores
5) Arrume um jeito de ganhar dinheiro

Terminado o curso, fiz o pedido do meu MTB – que, alias, ainda não chegou. Mas hoje vejo que não vai fazer grande diferença mesmo. Um alívio, porque isso significa que posso desenhar tirinhas sobre jornalismo sem precisar do meu registro.

O Quadrinhos Gonzo é uma forma de divertir a mim mesmo sobre as presepadas que envolvem a minha (suposta) profissão. É aquela velha história: ria para não chorar.

A palavra “Gonzo” vem do “Jornalismo Gonzo”, uma estética midiática que consiste no uso da parcialidade, sensacionalismo e temas subversivos como forma de atrair o público – nada muito diferente do que se ve no jornalismo “comum” hoje em dia, com a exceção de que, pelo menos, o “Jornalismo Gonzo” é divertido e irônico.

Jussara Nunes

Indique uma webcomic pelo formulário de contato, clique aqui.

Deixe um comentário

Comentário