em Narrativa Visual

O seu leitor sabe onde seus personagens estão quando uma “cena” começa na sua HQ? Sabe como você pode fazer isso e de quebra não precisar desenhar cenário o tempo todo na sua história em quadrinho?

Já vi muitas pessoas começarem uma cena ou até mesmo a história já com um diálogo entre os personagens e sem mostrar nenhum tipo de contexto e cenário. Vai direto para os quadros em close do rosto!

É preciso começar localizando o leitor. Mostrar um cenário com um plano de enquadramento mais amplo ajuda neste sentido.

O cérebro humano tende a preencher as lacunas que uma sequencia de imagens deixa. O mesmo pode acontecer neste caso.

Mostrando planos abertos com o local onde os personagens se encontram faz com que o leitor tenha uma boa imagem de onde as coisas estão acontecendo naquela cena.

Por isso, você não fica mais dependente de desenhar um cenário em todos os quadros daquela cena.

Isso porque agora o local já está pintado no cérebro do leitor e ele fará o trabalho de “preencher” o cenário de cada quadro de forma imaginária.

Neste vídeo eu explico melhor como isso funciona e mostro exemplos das minhas próprias HQs onde uso esta técnica.

Links úteis para você

Quem sou eu para falar como localizar o leitor na cena?

Meu nome é Marcus Beck e meus objetivos são:

  • Entreter através das minhas histórias;
  • ajudar quadrinistas independentes a divulgar seus trabalhos através da plataforma Fliptru;
  • e trazer o máximo possível de informação sobre como criar uma história em quadrinhos para o maior número de pessoas possível.

Publiquei minhas webcomics (quadrinhos online publicados na internet) por mais de dez anos e aprendi muitas lições sobre o que deve ou não ser feito para que as HQs sejam as melhores possíveis.

Quando eu comecei a criar meus quadrinhos eu gostaria muito que tivesse conteúdo sobre o assunto para que eu não tivesse que aprender tudo sozinho.

Por isso que criei meu canal do Youtube e também o meu blog, para ajudar quem está passando pela mesma situação que eu estive quando comecei.

Também sempre senti a necessidade de criar uma comunidade e uma plataforma onde quadrinistas nacionais pudessem publicar suas obras e entrar em contato com seus leitores.

Por isso em 2019 eu usei meus conhecimentos como desenvolvedor de software para criar e lançar a plataforma Fliptru.

Faço o possível para responder todas as perguntas, por isso fique a vontade para comentar com todas as suas duvidas. =)

Deixe seu comentário