em Narrativa Visual

Para mim uma das melhores coisas da linguagem dos quadrinhos é a narrativa visual. Por isso quero mostrar um exercício de narrativa visual de quadrinhos aqui nesta publicação.

Entender todas as ferramentas que formam a linguagem narrativa dos quadrinhos é algo importante. Para ajudar eu montei uma playlist de vídeos do meu canal que abordam este assunto.

Não é coisa muito simples, tanto que tenho um curso inteiro somente sobre isso. Mas com alguns destes conteúdos da playlist você já começa a captar alguma coisa.

Depois de entender o básico, chega o momento de colocar em prática.

Para isso eu sugiro um exercício bem simples, mas não fácil.

Pegar uma cena de um filme ou uma série que você gosta, uma cena pequena mesmo, e transformar em uma sequência de algumas páginas de quadrinhos.

Nesta fase não precisa focar em fazer o melhor desenho do mundo, basta que você experimente as opções de planos e ângulos, timing, etc, que façam sentido com aquela cena.

Eu gosto desse exercício porque muitas vezes nós pensamos nas nossas histórias como se fossem filmes passando na cabeça.

Se você se acostumar a traduzir estas “cenas” em movimento para a linguagem dos quadrinhos vai ser tudo mais fácil na hora de criar a sua própria HQ.

Então aproveite este exercício de narrativa visual de quadrinhos e pratique bastante!

No vídeo abaixo eu falo um pouco mais sobre esse assunto. Ele faz parte de uma série de vídeos que comecei depois de perguntar qual o maior desafio as pessoas enfrentam ao criar suas histórias em quadrinhos.

O primeiro maior desafio que apareceu nas respostas foi o desenho de cenários, e já respondi sobre isso na publicação anterior.

O segundo desafio que mais apareceu nas respostas do pessoal foi exatamente a narrativa visual de quadrinhos!

Links úteis para você

Quem sou eu pra passar exercício de narrativa visual de quadrinhos?

Meu nome é Marcus Beck e sou quadrinista e professor de quadrinhos. Meu objetivo é trazer o máximo possível de informação sobre como criar uma história em quadrinhos.

Publiquei minhas webcomics (quadrinhos online publicados na internet) por mais de dez anos e aprendi muitas lições sobre o que deve ou não ser feito para que as HQs sejam as melhores possíveis.

Quando eu comecei a criar meus quadrinhos eu gostaria muito que tivesse conteúdo sobre o assunto para que eu não tivesse que aprender tudo sozinho. É por isso que criei esse canal e também o meu blog, para ajudar quem está passando pela mesma situação que eu estive quando comecei.

Faço o possível para responder todas as perguntas, por isso fique a vontade para comentar com todas as suas duvidas. =)

Deixe seu comentário