em Quadrinhos

No vídeo dessa semana 5 dicas práticas para começar logo sua HQ.

Muitas vezes queremos começar a fazer quadrinhos, mas acabamos esbarrando em algumas desculpas que fazem com que deixemos para depois.

Essas dicas são simples e podem ajudar você a ter uma ideia para começar a sua primeira história em quadrinhos.

Eu falei sobre elas no vídeo dessa semana no meu canal. Basta assistir aí embaixo ou ler todas elas a seguir.

HQ CURTA CITADA NO VÍDEO: http://bit.ly/2xCiP3K
DESAFIO HQ CURTA 2019 https://youtu.be/EkF_ge8jA4Q
LISTA DOS PARTICIPANTES DO DESAFIO: http://bit.ly/desafioHQcurta2019noIG

Dica #1

Comece com HQs curtas, com histórias fechadas.

Não tente fazer uma HQ de 100 páginas ou uma série longa já na sua primeira tentativa de fazer quadrinhos.

Fazer HQs curtas com histórias fechadas vai te ajudar a ter um sentimento de satisfação por conseguir concluir um projeto com começo, meio e fim.

Além disso, você já começa a apresentar seu trabalho para algumas pessoas e recebe um feedback, um retorno se seu trabalho está ficando bom ou precisa ajustar alguma coisa.

Outra coisa importante sobre isso, ao fazer várias histórias curtas você vai colocando em prática a criação de personagens, os enquadramentos, a narrativa visual… e assim vai aprendendo cada vez mais!

Dica #2

Não tente ser perfeito.

Se você acreditar que sua primeira HQ vai ser uma obra de arte, vai acabar se frustrando muito e querendo desistir de ser quadrinistas.

Por isso não tente ser perfeito, porque mesmo aqueles seus autores e autoras favoritas de quadrinhos tem suas falhas e suas limitações. 

Sempre busque ser o melhor que você pode ser, mesmo que existam algumas imperfeições na sua história ou no seu desenho.

Dica #3

Comece com fanfic.

“Fan fiction (em português, literalmente, “ficção de fã”), também grafada fanfiction ou, abreviadamente, fanfic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs.”

(fonte: Wikipédia)

Se você ainda não tem um personagem ou uma história na cabeça, não precisa ficar sem fazer quadrinhos. Você pode criar uma história com aquele seu personagem preferido.

Harry Potter, Dragon Ball, etc.

Outra opção é pegar uma cena de um filme ou uma série que você gosta e transformar em cinco ou seis páginas de quadrinhos.

Assim você pratica a sua narrativa visual e seu traço sem precisar ficar muito focado em criar uma história e personagens do zero.

Ah, fanfics costumam chamar bastante atenção do público que também é fã do personagem que você utilizou. Isso pode ser bom para começar a criar sua base de leitores.

Dica #4

Comece pelo básico.

Eu sei que as primeiras histórias que queremos contar são aquelas épicas. Aquelas com grandes batalhas medievais ou especiais e com vários personagens.

Só que eu aconselho que você comece suas primeiras HQs com coisas bem simples. Pequenas histórias de pessoas conversando ou se relacionando de alguma forma.

Um bom exemplo disso é uma das HQs que participa do #desafioHQcurta2019, a HQ do Lucas Souza onde ele conta em poucas páginas um evento da vida real.

Assim você conta uma história simples, mas pratica planos e ângulos de enquadramento, diálogo, fluxo de leitura, posicionamento de balões de fala, etc.

Dica #5

Vai lá fazer!

Todas as dicas se resumem à essa dica final. Simplesmente comece logo!

Ficar enrolando não vai te ajudar a melhorar como quadrinista e também não vai te ajudar a colocar todas as suas ideias de histórias e personagens no papel!

Então se arrisque! Comece a fazer sua HQ! 

Links úteis para você

Quem sou eu pra dar 5 dicas para começar logo sua HQ?

Meu nome é Marcus Beck e sou quadrinista e criador do curso HQ na Prática. Meu objetivo é trazer o máximo possível de informação sobre como criar uma história em quadrinhos.

Publiquei minhas webcomics (quadrinhos online publicados na internet) por mais de dez anos e aprendi muitas lições sobre o que deve ou não ser feito para que as HQs sejam as melhores possíveis.

Quando eu comecei a criar meus quadrinhos eu gostaria muito que tivesse conteúdo sobre o assunto para que eu não tivesse que aprender tudo sozinho. É por isso que criei esse canal e também o meu blog, para ajudar quem está passando pela mesma situação que eu estive quando comecei.

Faço o possível para responder todas as perguntas, por isso fique a vontade para comentar com todas as suas duvidas. =)

Deixe um comentário

Comentário

  1. queria trabalhar com isso mais nao tenho condições a onde moro nao tem escola de desenhos.
    me sinto solitário. sendo quase o unico que desenha no meu bairro.

    • Eu me sentia assim também, ninguém a minha volta desenhava e gostava de criar quadrinhos. Mas com o tempo você encontra mais pessoas, principalmente pela o internet e começa a evoluir. Procure cursos on-line de desenho, podem te ajudar. Não desista 🙂