em Quadrinhos

30 de Janeiro – Dia do HQ nacional

Angelo Agostini-PiresHoje é o dia do HQ nacional. Você sabe por que? Por causa do grande Angelo Agostini, patriarca das histórias em quadrinhos no Brasil.

Alguns dias atrás fiquei curioso com a história desse grande ícone e achei no Wikipedia muitas informações sobre ele. Sempre me perguntei por que o nome do prêmio mais importante dos quadrinhos nacionais é o Troféu Angelo Agostini.

Segue um texto retirado da Wikipedia:

O artista mudou-se para o Rio de Janeiro, onde prosseguiu desenvolvendo intensa atividade em favor da abolição da escravatura, pelo que realizava diversas representações satíricas de D. Pedro II. Aqui colaborou, tanto com desenhos quanto com textos, com as publicações O Mosquito e Vida Fluminense. Nesta última, publicou, a 30 de Janeiro de 1869, Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo.

Aqui fica minha homenagem à esta data tão importante para nós, artistas independentes desse nosso país!

Nesse exato momento, o assunto mais comentado (Trending Topics)  no twitter do Brasil é o Dia da HQ nacional! Clique nesta hashtag #diadohqnacional para ver o que as pessoas estão comentando agora mesmo.

Deixe um comentário

Comentário

Webmentions

  • Novidades « Beck Blog janeiro 30, 2010

    […] último post comentei sobre o Dia do Quadrinho Nacional e de seu grande ícone Angelo Agostini. Neste mesmo dia […]