Categorias
Empreendedorismo

Pequenas decisões

Acabei de ler um texto falando sobre como as pequenas decisões podem levá-lo ao sucesso. Interessante como isso realmente faz a diferença na vida das pessoas e acabou me remetendo ao que escrevi no texto Quanto vale uma ideia?.

As pessoas normalmente veem uma notícia falando sobre uma grande negociação que levou uma startup a atingir o nível de empresa milionária ou uma notícia sobre como uma pessoas conseguiu emagrecer 30kg em alguns meses e acham incrível. O que é ignorado é o fato de que existiu toda uma história de sacrifícios e trabalho árduo por traz deste sucesso.

O processo é o responsável pelo sucesso. Enquanto as pessoas estão percorrendo o caminho, fazendo seus sacrifícios, dedicando o seu tempo e suor ao projeto, não serão reconhecidos. Então não espere que alguém de fora o motive a continuar firme no esforço de manter seu projeto vivo, você precisa fazê-lo tomando as decisões certas.

As pequenas decisões que serão tomadas ao longo do processo é que farão a diferença neste caminho. Aquele momento em que você escolhe assistir uma hora a mais de TV em vez de trabalhar no projeto ou comer um bolo de chocolate “só naquele dia”, talvez não faça mesmo diferença. Talvez seja o alívio momentâneo que você estava precisando naquele momento, mas dezenas de horas na frente da TV e toneladas de bolo farão bastante diferença no resultado final.

Mesmo que tomar algumas boas decisões a cada semana não pareça grande coisa, isso faz uma enorme diferença na sua trajetória de vida. Por que? Porque boas decisões acumulam, como juros em um banco. Quando você toma mais decisões boas você está se colocando em uma posição melhor, então cada decisão subsequente alavanca essa posição e tem um efeito melhor ainda na sua vida.

Não há necessidade de se culpar a cada decisão “ruim” que fizer, apenas tentar aumentar um pouco a porcentagem de decisões “boas” relacionadas ao projeto o qual se está trabalhando, seja um novo negócio ou uma vida mais saudável. Aumentando esta porcentagem o resultado final será atingido com maior velocidade e você se sentirá mais satisfeito consigo mesmo.

Cada vez que uma decisão favorável ao projeto for feita ele estará mais perto de ser um sucesso, isso fará com que você se sinta mais satisfeito com o andamento da coisa toda e o motivará a continuar aumentando a porcentagem de boas decisões.

Investir seu tempo e esforço em um projeto é o único jeito de torná-lo um sucesso.

Por Marcus Beck

Quadrinista, desenvolvedor de software e criador da Fliptru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *