Categorias
Empreendedorismo

Clienter CRM

O projeto que está tomando maior parte do meu tempo atualmente é o Clienter, um SaaS de CRM feito para MEI, micro, pequenas e até médias empresas.

Tudo começou quando eu conheci o projeto Geração de Valor através de um amigo e em seguida me inscrevi no site meuSucesso.com, uma plataforma para pessoas que estão buscando empreender e inovar. Nesta plataforma o usuário possui network e conhecimento sobre empreendedorismo. Foi aí que a chama do empreendedor ressurgiu dentro de mim depois de anos apagada.

Em uma conversa com minha irmã sobre um negócio de amigos que participamos como colaboradoes surgiu a ideia de que eles precisavam de um CRM para segurar melhor os seus clientes, através do melhor relacionamento com os mesmos. Eu mesmo conhecia pouco sobre o que era um CRM, mas fui pesquisar para entender melhor.

Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente (Gestão de Relação com o Cliente, em Portugal). Criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa. (Wikipedia)

Foi então que me veio a ideia do Clienter, um sistema CRM de baixo custo para pequenos empresários como os meus amigos que citei no terceiro parágrafo.

Comecei a montar o modelo de negócio e pesquisar cada vez mais os CRMs do mercado. Descobri que as grandes empresas utilizam sistemas caríssimos e que jamais as empresas pequenas poderiam pagar por este “luxo”. E, para mim, a partir de agora, o mais importante é fazer com que estes empresários entendam que um CRM não é apenas um luxo e sim uma ferramente extremamente importante para o crescimento do negócio.

Status do projeto

Atualmente o desenvolvimento do Clienter está chegando na fase da homologação, onde alguns negócios de amigos meus utilizarão o sistema e passarão feedbacks sobre o que precisa ser melhorado. Muito em breve será lançada a versão beta que já poderá ser utilizada pelo público em geral.

O produto

Clienter terá funcionalidades comuns a alguns CRMs e outras totalmente inovadoras. Em princípio será possível ter listas de clientes, prospects e leads e manter um histórico de todo tipo de contato feito com os mesmos. Será possível enviar emails pelo próprio sistema para clientes, prospects e leads de acordo com produtos adquiridos ou com interesses em comum, entre diversas outras funcionalidades.

A usabilidade é extremamente simplificada e será tão fácil de usar o sistema quanto é para você mandar um email. A ideia é que o próprio usuário possa dar sua opinião para melhorar o produto o tempo inteiro.

E quando fica disponível?

Ainda não existe data confirmada, mas no site do Clienter tem um pequeno campo para inserir o email e todos que se cadastrarem por lá receberão novidades sobre o andamento do projeto e terão a oportunidade de ter early access, ou seja, um acesso exclusivo antes das outras pessoas.

Em breve falarei mais sobre o Clienter aqui no blog. Você também pode acompanhar pelo Google+ e pelo Facebook.

Por Marcus Beck

Sou quadrinista, desenvolvedor de software, marido da Lu e pai da Laura.

Ver arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *