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Como organizar seu projeto de história em quadrinhos

Nesse vídeo falo sobre como organizar a produção de sua HQ como um projeto de história em quadrinhos para que você possa começar e terminar sua história em pouco tempo.

Segue abaixo a transcrição do vídeo.

Transcrição:

Hoje quero falar sobre um assunto que não vejo muita gente falando, mas que é importante. Trate a produção da sua HQ como um projeto de história em quadrinhos!

O que quero dizer com projeto de história em quadrinhos?

É muito comum começarmos nossa HQ, pensar na história, nos personagens e começar logo a desenhar as páginas para por as ideias que estão fervendo na nossa cabeça logo para o papel.

Para depois de um tempo perder a empolgação ou ter outra ideia que você acha melhor do que a que está trabalhando e acabar parando a história sem chegar ao final.

Não acho que isso seja um problema tão grave. Já aconteceu muitas vezes comigo no passado. Só acho que é uma perda de tempo.

É muito importante para nossa evolução como quadrinistas terminar o que começamos. Ajuda na nossa formação.

Uma forma de chegar nisso é tratar a criação da sua história em quadrinhos como um projeto.

Imagine que você é uma empresa e precisa entregar um produto para um cliente. É esse tipo de projeto que eu digo.

Vamos fazer uma checklist para isso então:

  1. Defina um prazo para “entrega” do projeto.
  2. Coloque uma meta semanal
  3. Pense em como você vai “entregar” esse projeto para o “cliente”

Definindo um prazo

Definir um prazo é complicado, é difícil saber exatamente o tempo que você vai levar para finalizar todas as páginas, principalmente se você não tem o dia inteiro para fazer só isso. No caso de trabalhar ou estudar.

Mas definir um prazo serve exatamente para isso. Para que você possa se planejar e saber o quanto você precisa se dedicar para conseguir chegar nesse objetivo.

Com o prazo definido, divida seu projeto em metas semanais.

Criando metas semanais

Sabendo o prazo que você tem, ou melhor, que você mesmo se colocou para terminar o projeto agora é a hora de saber o quanto você precisa se dedicar para chegar nele.

Por isso colocar uma meta em um período de tempo pequeno ajuda.

Digamos que sua HQ vai ter 15 páginas e que você precisará trabalhar no desenvolvimento dos personagens, no roteiro e nos layouts das páginas antes de começar a desenhar.

Você definiu que quer ter esse projeto pronto em dois meses.

Para isso você coloca as seguintes metas semanais.

Na primeira semana vai concluir o desenho dos personagens (também chamado de character design) e escrever suas características importantes como personalidade e o “tom de voz” que ele vai ter.

Na segunda semana, por exemplo, você pode colocar como meta terminar o roteiro escrito ou o roteiro com os layouts das páginas onde você trabalhou a narrativa visual.

Então você começaria a desenhar as páginas a partir da terceira semana.

Aí coloca uma meta de três páginas concluídas por semana.

Assim você tem as duas semanas iniciais e mais as cinco semanas de desenho de páginas.

Com isso em mais ou menos dois meses você terá sua HQ pronta.

Você conseguiu atingir o prazo que definiu no começo do projeto graças às metas semanais.

Além disso, quando concluímos alguma coisa sentimos prazer e mais motivação. E dividindo o projeto em partes menores por semana você vai ter essa sensação ao final de cada uma delas e não somente no final do projeto inteiro.

Definindo a forma de entrega

Agora chegou a hora de cumprir o último item da lista.

Você definiu que sua HQ será lida online, por exemplo. Então onde os leitores irão consumir?

Você vai usar as redes sociais, ter um site ou blog ou entregar via PDF para quem quiser ler.

Se você escolher distribuir de forma impressa, os arquivos precisam ser preparados de forma diferente do que online. É preciso ver com gráficas o quanto isso vai custar e se você vai vender online e enviar pelo correio ou vender em eventos, por exemplo.

Ainda existe a opção de desenhar apenas no papel e fazer cópias em xerox. Isso tem um custo menor e você pode vender e distribuir pelo correio ou em eventos também.

Escolher qualquer uma das opções no começo é importante, porque vai definir como você deve preparar as suas páginas.

Com as páginas prontas, a forma de distribuição (ou entrega) definida, agora é só deixar sua HQ ser consumida pelos seus “clientes”.

E pronto!

Mais um projeto iniciado e concluído com sucesso!

Falando em projeto, você já leu minha nova HQ? Ela está disponível para download gratuito no bot da minha página do Facebook. Basta acessar a página Marcus Beck no Facebook e clicar em “Enviar Mensagem”. A resposta automática da página já virá com o link para o download da minha HQ Magnos.

Então é isso!

Se você tiver dúvidas sobre esse assunto ou sobre qualquer outro tema na criação de histórias em quadrinhos, deixe nos comentários para que eu possa ajudar. Quando posso respondo todos!

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Até a próxima!

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Diário de criação de uma HQ #002

Este diário de criação de uma HQ tem como objetivo mostrar na prática os métodos e teorias do ebook gratuito Como criar uma história em quadrinhos. Isso será feito acompanhando o processo de criação da HQ a qual estou trabalhando no momento: Magnos.

Essa é a segunda entrada no meu “diário” de criação de uma HQ. Eu chamo de “diário” (entre aspas) porque não estou escrevendo todos os dias e as primeiras entradas estão voltando um pouco no tempo, como a primeira entrada do diário que fala sobre o argumento da história e o desenvolvimento dos personagens.

Hoje vou falar sobre como comecei a escrever o roteiro do primeiro volume da história e todo o processo de criação do capítulo piloto.

O roteiro tipo Resumo Geral

Originalmente eu pensei nessa história como três grandes volumes formados por vários capítulos cada um.

Mas como não achei produtivo começar escrevendo capítulo por capítulo separadamente, resolvi escrever tudo que vai acontecer no primeiro volume inteiro diretamente.

Eu usei o modelo de roteiro que chamo no ebook de Resumo Geral.

Eu escolhi essa abordagem porque estava com toda a história borbulhando na minha cabeça e precisava colocar isso em algum lugar. Então saí escrevendo.

Com isso eu tenho um textão com os acontecimentos e diálogos que eu imaginei em um primeiro momento até o final do primeiro volume.

Fiz isso porque eu tinha uma ideia bem clara de onde eu queria chegar no final do primeiro volume, no contexto da história inteira. Eu sabia qual era o ponto que marcaria o encerramento desse volume.

No caso dos outros volumes eu tenho uma ideia geral do que vai acontecer, mas não tenho a história detalhada ainda.

Como tem muito trabalho pela frente nos capítulos que formam o primeiro volume, não vale a pena para mim escrever tudo que vai acontecer nos outros. Até porque o processo de desenvolvimento do primeiro volume pode acabar fazendo com que eu tenha novas ideias para os outros volumes.

Como falo no ebook, o roteiro do tipo Resumo Geral combina bem com o tipo Layouts.

Então o próximo passo é dividir esse textão em vários páginas e alguns capítulos. E escolhi fazer os layouts das páginas nesse processo, como explico na parte de roteiro Layouts no ebook.

Mas antes…

Antes de começar eu ainda tinha muitas dúvidas sobre os personagens, os locais que eu estava criando (world building) e várias outras coisas da história.

Então eu fiquei pensando por um tempo como começar esse processo. Queria me sentir mais confortável em relação à história e aos personagens.

Além disso, eu já tinha decidido que produziria a HQ de forma digital, ou seja, desenharia direto no computador através do tablet.

Só que eu nunca desenhei uma HQ dessa maneira e só no final do ano passado comecei a desenhar de forma digital. E uma nova ferramenta exige tempo para adaptação.

Fiquei pensando durante um tempão sobre isso. Essas dúvidas acabavam me deixando na procrastinação e isso estava atrasando o início da produção.

Foi então que veio a ideia de fazer histórias curtas com a protagonista para ir construindo sua personalidade e já aproveitar para montar o mundo à sua volta também.

Comecei a pensar em uma história curta para a Catarina. Sentei e escrevi a história que se tornou o prólogo em uns 10 minutos, da mesma maneira que havia escrito o roteiro do volume um. Usando o Resumo Geral.

É claro que faz todo o sentido que essa história curta seja produzida exatamente como os capítulos dos volumes serão, por isso segui o mesmo processo.

O argumento/a ideia

Nesse caso nem cheguei a escrever a ideia, só tinha o resumo da história curta na minha cabeça. A ideia básica era a Catarina sendo presa por invadir uma biblioteca e encontrar alguém que entendesse os motivos dela e a ajudasse a fugir.

Os personagens

A protagonista eu já tinha definido que seria a Catarina, então ela já estava pronta.

Mas o velho Magno que está preso com ela eu desenvolvi enquanto escrevia o roteiro. Acabou que o Silvano Montenagua, nome que dei a ele, acabou se saindo melhor do que eu esperava na história.

Primeiro desenho do personagem Silvano

O roteiro

Escrevi o Resumo Geral em uma tacada só. Sentei e escrevi a história, os eventos e os diálogos de uma vez só.

O que iria em cada página foi definido no momento do Layout. Fase que fiz com mais calma, definindo a narrativa visual que ia usar em cada quadro e página, além de fazer algumas alterações na história também.

Layouts das páginas do prólogo de Magnos

Desenho das páginas

Com tudo pronto e já definido, parti para o desenho das páginas usando o tablet Wacom Intuos e o software Clip Studio Paint.

O Clip Studio facilita bastante esse processo. Desenhar páginas assim é mais rápido do que meu antigo processo de desenhar à mão e depois digitalizar para tratar no computador e inserir retículas e textos.

O tempo que eu levava para desenhar a página no papel, sem contar a parte de digitalizar e tratar, é o tempo que eu levo para fazer uma página completa hoje.

Foto da tela enquanto desenhava a primeira página do prólogo de Magnos no Clip Studio Paint

Distribuição

Assim que terminei de desenhar todas as páginas eu já havia definido que essa história curta seria o prólogo do primeiro volume.

Desenhei a capa do prólogo e criei o PDF com todas as páginas para disponibilizar para quem quisesse ler através do meu bot do Messenger na minha fanpage do Facebook.

Fiquei feliz com o resultado. Centenas de pessoas já leram e recebi vários feedbacks, o que é muito importante para manter a empolgação para o projeto!

Uma curiosidade

O nome da história, Magnos, não era o nome oficial do projeto quando eu tive as primeiras ideias no ano passado. O primeiro nome era Colosso.

Colosso é o nome que eu queria dar ao continente onde a história acontece.

Talvez esse ainda seja o nome do território, mas não achei que faria sentido dar esse nome para a história toda, sendo que a queda do império dos Magnos é o foco principal.

Somente no momento em que eu desenhei a capa é que eu tomei a decisão final de usar o nome Magnos.

No próximo diário de criação de uma HQ

Depois de voltar no tempo nos dois primeiros diários, estamos quase chegando nos dias atuais, onde acabei de fazer os layouts das páginas do primeiro capítulo do primeiro volume e estou produzindo as páginas.

Se você está gostando desse diário me avise nos comentários. Também me fale o que achou do prólogo de Magnos que já está disponível para download gratuito.

Até a próxima!