Categorias
Narrativa Visual Quadrinhos

O que é narrativa visual de histórias em quadrinhos?

Neste texto vou introduzir o assunto narrativa visual de histórias em quadrinhos e mostrar uma forma rápida de avaliar se suas páginas de HQ tem uma boa narrativa na hora de montar uma cena.

O que é narrativa visual de histórias em quadrinhos? Para responder a essa pergunta vou começar explicando sobre a primeira das duas palavras, a “narrativa”.

Segundo o site Significados:

Narrativa é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. As narrativas são expressas por diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral) etc.

No caso do nosso tema, narrativa visual, estamos falando sobre o uso das imagens para expressar a narrativa.

Alguns dos elementos importantes de uma narrativa são os seguintes:

  • o que;
  • quando;
  • onde;
  • com quem;
  • por que;
  • como;
  • e qual o resultado (consequência).

Ou seja, para verificar se sua narrativa está bem estruturada tente responder à essas perguntas.

  • O que acontece na sua história?
  • Quando acontece?
  • Onde acontece?
  • Com quem acontece?
  • Por que acontece?
  • Como acontece?
  • E qual a consequência do que acontece?

Isso já é o suficiente para você começar montar o enredo da sua história. Mas e a narrativa visual de histórias em quadrinhos nisso tudo?

Bem, para contar sua história com uma sequencia de imagens e textos (ou uma história em quadrinhos) existem algumas ferramentas importantes.

É preciso conhecer essas ferramentas e trabalhar com elas em conjunto para transmitir as emoções corretas, a sensação de passagem de tempo correta, para representar uma noção de espaço e etc.

Eu considero entender de narrativa visual muito mais importante do que ser um bom desenhista na hora de fazer histórias em quadrinhos.

Avaliando sua narrativa visual de histórias em quadrinhos

Não vou falar sobre as ferramentas da narrativa visual neste texto, já abordei algumas delas aqui no blog e com os vídeos no meu canal do Youtube.

Neste texto vou mostrar uma forma rápida de avaliar sua narrativa visual.

Para avaliar se sua composição de páginas de quadrinhos está com uma boa narrativa visual, vamos responder algumas perguntas parecidas com as que fizemos anteriormente.

Imagine que você quer montar uma cena narrando uma parte da sua história, você consegue responder essas perguntas?

  • Dá pra saber o que está acontecendo na cena?
  • Onde a cena está acontecendo?
  • Quem está envolvido na cena?
  • Como a cena está se desenvolvendo?
  • Quanto tempo esta cena levou para acontecer?
  • Qual a consequência das ações dessa cena?

Se você conseguir responder estas perguntas, já pode dizer que a cena está com uma boa estrutura. Agora se você fizer estas mesmas perguntas para um leitor e ele conseguir responder sem problemas, quer dizer que sua cena está com uma boa narrativa visual de histórias em quadrinhos.

Isto tudo é só a introdução do estudo de narrativa visual de quadrinhos. Existe muito o que se aprender.

As ferramentas que falei anteriormente são essenciais e cada uma delas tem um motivo para funcionar e passar a sensação certa para o leitor.

Enquanto não falamos sobre elas, faça a avaliação das suas páginas e cenas e veja se consegue responder às perguntas acima.

Aguardo seu comentário sobre o que achou desse método de avaliação de narrativa visual e aproveite para me falar o que mais você quer saber sobre o assunto.

Até a próxima!

Categorias
Quadrinhos

Dica: Quadrinhos e Arte Sequencial de Will Eisner

Will Eisner era um mestre da narrativa visual dos quadrinhos. Por isso a dica de livro de hoje é Quadrinhos e Arte Sequencial.

Esta é uma das obras do mestre que fala sobre as técnicas de narrativa visual.

Quadrinhos e Arte Sequencial é sensacional e obrigatório para quem quer criar histórias em quadrinhos!

Nele Eisner compila anos de experiência desenhando HQs de todos os tipos. Ele aborda desde quadrinhos educacionais e institucionais até as Graphic Novels, que, pra quem não sabe, foi uma expressão que ele mesmo criou.

A primeira HQ a sair com o nome Graphic Novel foi “Um Contrato com Deus”, de sua autoria, e a partir daí mais de 20 outras foram lançadas por Eisner.

O conteúdo do livro Quadrinhos e Arte Sequencial varia entre técnicas, quadrinização, narrativa, formas de publicação, e muito mais.

O autor utiliza as páginas das suas próprias HQs para exemplificar com estupenda clareza tudo que explica em cada um dos capítulos desta obra.

Não tenho certeza absoluta, mas acredito que Eisner foi um dos primeiros, senão o primeiro, a analisar e documentar as técnicas de narrativa gráfica e lançar como livros “didáticos” explicando suas obras. Ele era mais do que apenas um quadrinista muito bom, ele era um estudioso da arte sequencial.

Seu trabalho é reconhecido mundialmente por todos os mais importantes artistas de quadrinhos. Não sei se você sabe, mas o “Oscar dos quadrinhos” tem o nome dele, o The Will Eisner Comic Industry Awards, mais conhecido como Eisner Awards.

Conclusão

Bem, em resumo, este livro é muito bom e, na minha opinião, é obrigatório para quem cria ou quer criar quadrinhos de qualquer estilo ou tema.

Obs: Eu falei sobre esse livro anos atrás em outra postagem.

Quero saber o que achou dessa dica. Por favor, deixe seu comentário me falando se quer mais dicas como essa aqui no blog. Estou pensando em instituir a “Dica de Sexta”, o que você acha? Fico aguardando seu comentário.

Até a próxima!

Categorias
Narrativa Visual Vídeo

Tutorial – Narrativa Visual – Timing nas histórias em quadrinhos

Começou a temporada 2018 de vídeos no meu canal do Youtube! Para começar mais um tutorial sobre narrativa visual, dessa vez falo sobre timing nas histórias em quadrinhos.

Passar a sensação de tempo através da narrativa visual de quadrinhos é um desafio.

A cena é rápida ou slow motion? Aquele quadro focando o personagem, sem balão de fala, durou algum tempo ou foi um pensamento rápido?

Você quer construir uma cena de ação onde tudo acontece muito rapidamente, mas em alguns momentos quer usar a câmera lenta para dar mais dramaticidade em alguma parte da ação.

Tudo isso é o que chamo de timing e explico como fazer no novo vídeo do canal.

Saiba o que são as calhas, ou sargetas, nas páginas de quadrinhos. Entenda como o tamanho dos quadros pode afetar o ritmo de leitura da sua página. Saiba como passar mais tensão ou dramaticidade às cenas de sua HQ.

Aguardo seu comentário falando o que achou sobre esse novo vídeo.

Com esse primeiro vídeo eu considero aberta a nova temporada de vídeos do meu canal para este ano. Quero entender mais sobre o que você quer saber do assunto criando histórias em quadrinhos.

Não esqueça que o ebook Como criar uma história em quadrinhos já está disponível para download gratuito. Também quero saber mais sobre o que você achou do conteúdo do ebook! Aguardo seu comentário.

Até a próxima!