Categorias
Ilustrações

Você sabe o que é o Inktober?

Você sabe o que é o Inktober? Já ouviu falar desse desafio mundial de desenho?

O Inktober foi criado por Jake Parker em 2009 como um desafio para melhorar suas técnicas de arte-final  e desenvolver um hábito de desenhar diariamente.

Desde então, tornou-se um empreendimento mundial com milhares de artistas que assumiram o desafio todos os anos.

Funciona da seguinte maneira: Você faz um desenho com nanquim (não obrigatoriamente) todos os dias do mês de outubro e posta nas redes sociais com as hashtags do desafio #inktober e #inktober2017.

Para facilitar as coisas todo ano o Jake Parker libera uma lista com sugestões de assuntos para cada um dos dias do mês, mas você é livre para desenhar o que quiser durante o desafio.

O Inktober é uma grande oportunidade para desenvolver nossas habilidades como desenhistas e também de divulgar seu trabalho através das hashtags #inktober e #inktober2017 nas redes sociais.

Eu sempre quis participar, mas em nenhum dos anos anteriores eu consegui. Dessa vez eu resolvi me comprometer de vez e participar do desafio.

Já que estou desenvolvendo o character design de novos personagens, quero aproveitar o desafio para desenhá-los todos os dias em situações diferentes para praticar e evoluir o traço de cada um deles.

Agora que você já conhece o Inktober, vai participar também? Me diga a resposta nos comentários!

Até a próxima!

Categorias
Quadrinhos

Narrativa de Quadrinhos – Ângulos de Enquadramento

Esse vídeo foi enviado ontém com exclusividade para minha lista VIP de emails. Se quiser receber os vídeos (e muito mais) com exclusividade inscreva-se clicando aqui e seja VIP!

Acabei de publicar mais um vídeo no meu canal no Youtube! O vídeo é mais um sobre Narrativa de Quadrinhos, dessa vez falando de Ângulos de Enquadramento.

O vídeo anterior no canal falava sobre Planos de Enquadramento, então esse vem para completar a introdução à esse aspecto da narrativa de quadrinhos que tem tanto em comum com o cinema que costumamos chamar de linguagem cinematográfica.

Preparei algumas ilustrações específicas para esse vídeo mostrando os ângulos utilizando um personagem fictício.

Deixa um comentário lá no vídeo me falando sua opinião e me dizendo o que mais você quer de conteúdo no canal sobre criação de quadrinhos!

Até a próxima!

Categorias
Quadrinhos

Criando o visual de personagens

Já faz um tempo que venho preparando uma nova história, escrevi bastante sobre o mundo onde ela vai acontecer e agora chegou a hora de começar a criar o design de tudo. Comecei criando o visual de personagens.

Esses são os primeiros esboços e ideias de como os protagonistas da primeira história devem parecer.

Para acompanhar o desenvolvimento desses personagens e da história em geral, basta me seguir no Instagram ou no Facebook.

Na hora de pensar no visual do personagem não devemos focar só no que achamos que é legal ou que faria ela parecer maneira. Tudo que faz parte da aparência dela precisa ter um motivo.

Se seu personagem é rico, terá roupas melhores e acessórios que condizem com o status social. Se for uma pessoa religiosa, postura, cabelo, roupas e acessórios devem refletir a cultura dessa religião da personagem.

Se for mais humilde, pode ter roupas simples e talvez uma aparência um pouco mais desleixada. Entretanto pode ser humilde mas muito preocupada com sua aparência, o que pode fazê-la ter roupas simples, mas sempre limpas e bem arrumadas.

O cabelo e o rosto também refletem muito sobre a personalidade da personagem. Tudo tem que ser bem pensado para compor a aparência de cada um dos participantes da sua história.

Existe muito mais a se levar em conta quando criamos um character design para alguma de nossas histórias. Se quiser saber mais sobre esse assunto, dexe um comentário no post.

Até a próxima!

 

Categorias
Quadrinhos Vídeo

Narrativa visual – Planos de enquadramento

A narrativa visual em histórias em quadrinhos é essencial. É a principal ferramenta que o quadrinista tem para contar suas histórias.

A narrativa visual é formada por diversos elementos, muitos em comum com Cinema e Fotografia. Incluindo o assunto deste vídeo: Planos de Enquadramento ou Planos Cinematográficos.

Estou aguardando seu comentário me contando o que mais você quer saber sobre a criação de histórias em quadrinhos!

Até a próxima!

Categorias
Quadrinhos

Materiais para o ebook Como criar uma História em Quadrinhos

EDIT 19/02/2018: O livro Como criar uma História em Quadrinhos está pronto! Clique aqui para fazer o download!

Depois de terminar de escrever todo o conteúdo do ebook Como criar uma História em Quadrinhos, chegou a hora de fazer as artes que vão ilustrar o livro.

A ideia do livro é demonstrar o processo de criação de HQs que eu uso nesses muitos anos que venho produzindo webcomics. Mais do que qualquer coisa, o importante é mostrar que é trabalhoso mas possível criar sua própria HQ mesmo sem muitos recursos.

Criei uma lista de emails para enviar o ebook quando ele estiver pronto. Para fazer parte da lista clique aqui!

Todos aqueles que entrarem na lista vão receber emails contanto novidades e falando sobre criação de quadrinhos em primeira mão. Quando pronto, o ebook vai ser enviado gratuitamente para todos que já estiverem escritos!

Até a próxima!