Categorias
Tecnologia

Usando Grunt para compilar SCSS (Sass)

O Grunt é um gerenciador de tarefas JavaScript. O conheci pela primeira vez quando utilizei o Yeoman para desenvolver um projeto em AngularJS (leia mais).

O Sass é uma linguagem de extensão de CSS, que se auto-intitula “CSS com superpoderes”.

Precisei começar um novo projeto de frontend montando apenas os HTMLs, JavaScripts e CSSs das páginas. Então resolvi conhecer melhor o Grunt e o Sass.

Percebi que dominar essas ferramentas gera dezenas de possibilidades novas para o desenvolvimento frontend. Claro que ainda não dominei, mas vou escrever um pouco sobre o que já aprendi.

Obs: Para todos os comandos abaixo estou utilizando a linha de comando (console) do Linux.

Para instalar o Sass é necessário o package manager do Ruby, o RubyGems.

sudo su -c "gem install sass"

Para instalar o grunt-cli é necessário o package manager do Node.js, o npm. Aproveito para já instalar os pacotes que vou utilizar: grunt-contrib-sass e grunt-contrib-watch.

npm install grunt grunt-contrib-sass grunt-contrib-watch

Estou usando o Bootstrap nesse projeto, então é necessário instalar o bootstrap-sass pelo npm.

npm install boostrap-saas

Minha estrutura de diretórios será a seguinte:

  • project/
    • node_modules/
    • public/
      • css/
      • img/
      • js/
      • index.html
    • sass/
      • style.scss
    • Gruntfile.js
    • package.json

No arquivo Gruntfile.js configuramos todas as tarefas que o Grunt vai executar. No caso desta publicação faremos a preprocessamento do SCSS para CSS.

Todas as tarefas do Grunt são executadas na linha de comando (console) precedidas por “grunt”, como por exemplo “grunt watch” ou “grunt build”.

Primeiro configurei o Sass para compilar para o ambiente de desenvolvimento, nesse caso o CSS não ficará comprimido, para que eu possa vê-lo em ação. No caso da configuração para ambiente de produção ele será comprimido.

Então configuro a tarefa do grunt-watch, ela acionará a tarefa “sass:dev“, que configuramos no passo anterior, a cada mudança que eu fizer aos arquivos *.scss. Isso serve para que eu não precise rodar um comando grunt manualmente a cada alteração no SCSS, o que seria contraproducente.

Obs: Para que isso aconteça é preciso deixar o comando “grunt watch” rodando na linha de comando (console).

No final do arquivo registro as tarefas com o registerTask. No caso apenas “grunt build“, que será usado para gerar o CSS final comprimido para produção, pois a tarefa que gera os arquivos não-comprimidos para ambiente de desenvolvimento já será chamada pelo grunt-watch e não precisa ser registrada novamente.

Estas tarefas registradas ao final do arquivo servem para agregar várias tarefas a um único comando. Assim quando você precisar rodar tudo de uma vez para gerar a versão de produção, você rodorá apenas “grunt build” e todas as tarefas da lista serão executadas. No nosso caso temos apenas o Sass por enquanto, mas futuramente podemos ter diversas tarefas a serem executadas para gerar os arquivos de prod.

Vou falar mais sobre Grunt e Sass no futuro. Se tiver alguma sugestão ou dúvida sobre o conteúdo desta publicação, dexe um comentário abaixo.

Categorias
Crônicas Tecnologia

Lançamento do Diligeiro

Em novembro de 2015 recebi uma ligação de uma empresa na qual eu já havia feito entrevistas e testes meses antes. Nesta ligação marcamos uma reunião e na próxima semana lá estava eu ouvindo pela primeira vez sobre o Diligeiro.

O Diligeiro é um aplicativo para smartphone que serve para conectar advogados correspondentes com escritórios de advocacia ou advogados que precisam do serviço de diligência.

O meu desafio era criar o backend desse aplicativo, uma API. O seu grande diferencial é a geolocalização, mostrar aos correspondentes quais diligências estão mais próximas dele. Ou seja, seria minha primeira experiência desenvolvendo uma API e também a primeira experiência com Geolocalização. Estudei, experimentei e hoje posso dizer que aprendi muito.

Enquanto ainda desenvolvia todas essas coisas novas para mim, fui escalado para fazer também o frontend web do mesmo produto. Mais uma série de aprendizados, desenvolver um frontend web totalmente baseado em requisições de API. Mais estudos, experiências e aprendizados.

Nas últimas semanas o aplicativo para Android e a versão Web do Diligeiro foram lançados em formato Alpha e em seguida em formato Beta, para que os usuários pudessem começar a utilizá-lo e passarem seus feedbacks.

Nesta semana o aplicativo Android e o WebApp foram abertos ao público.

Foram seis meses de muito trabalho, muitos aprendizados e também muita diversão, graças à equipe incrível da TIA Tikal.

O trabalho continua, as melhorias e novas ideias para funcionalidades não param nunca, mas a fase inicial de desenvolvimento acabou. Agora é hora de deixar que os usuários decidam se todo o esforço valeu a pena. O aplicativo iOS continua em desenvolvimento.

Me sinto orgulhoso pelo resultado dessa primeira fase e agradecido a todos os envolvidos. A equipe do Diligeiro e a equipe do LegalNote, o produto irmão do Diligeiro que já está no mercado a mais tempo.