Categorias
Crônicas Empreendedorismo

Trabalhar para ser feliz?

Assisti alguns vídeos do TED talks no Netflix que me trouxeram insights interessantes os quais eu gostaria de compartilhar. Este é o último dos três textos sobre o assunto, publicados originalmente na minha página no Medium.

Essa palestra do psicólogo Shawn Achor foi muito boa. Ele fala sobre uma visão padrão da sociedade sobre o sucesso: Devemos trabalhar duro para sermos felizes.

Segundo ele, essa visão deve ser mudada. Está mais do que provado que um colaborador feliz tem uma produtividade muito maior do que um que esteja sobre pressão, estresse e se sentindo infeliz. Então a ideia é simples…

Devemos ser felizes para trabalhar melhor.

Ele se formou em Harvard e passou os próximos oito anos sendo psicólogo dos alunos daquela universidade e percebeu que, em vez de se sentirem privilegiados por conseguirem entrar numa universidade tão difícil, nas primeiras semanas os alunos já estavam estressados e preocupados com as notas e os trabalhos acadêmicos.

Se você entra em Harvard, agora tem que ter boas notas. Se consegue concluir o curso, agora precisa de um emprego melhor. Se você atinge a meta de vendas, a meta será alterada. E assim por diante, num ciclo sem fim.

Se definirmos o sucesso, e consequentemente, a felicidade em cima de objetivos que devemos atingir, nunca chegaremos lá.Sempre estaremos esperando o momento de felicidade, mas este momento jamais chegará.

Essa palestra merece ser vista.

Assista no site TED.com

Categorias
Crônicas Empreendedorismo

A mente afeta o corpo… e vice-versa

Assisti alguns vídeos do TED talks no Netflix que me trouxeram insights interessantes os quais eu gostaria de compartilhar. Este é o segundo dos três textos sobre o assunto, publicados originalmente na minha página no Medium.

Amy Cuddy, uma psicóloga social e professora de MBA trouxe uma palestra muito interessante sobre linguagem não-verbal.

Sabe-se que a linguagem corporal é afetada pela nossa mente. Se você está se sentindo poderoso, seu corpo vai se portar mostrando esse sentimento, abrindo os braços, inflando o peito e endireitando os ombros, por exemplo. Se você está se sentindo submisso, ele vai se comportar de outro jeito, de braços cruzados, ombros caídos, etc.

Agora a pesquisa que a palestrante trouxe mostra que a recíproca é verdadeira. Se posicionarmos nosso corpo em posição de poder, nossa mente vai reagir a isso.Eles basicamente mediram os hormônios testosterona e cortisol, sendo que o primeiro é relacionado a sensação de poder e o segundo à reação a momentos de stress. Quando nos sentimos poderosos os níveis de testosterona se elevam e os de cortisol caem.

Pediram para que algumas pessoas assumissem posições tanto de poder como de submissão (sem que as mesmas tivessem conhecimento do que significavam cada uma) por dois minutos e mediram seus hormônios antes e depois das poses.

O resultado foi que os níveis de testosterona e cortisol refletiram exatamente o que as poses estavam demonstrando. E isso quer dizer simplesmente que você pode “fingir até se tornar” (fake it until you make it, ou a versão que a Amy Cuddy prefere: fake it until you became it), ou seja, você pode assumir uma posição de poder com o seu corpo e então, depois de um tempo, vai se sentir mais confiante e mais poderoso.

Essa é uma dica que a palestrante deu para quem for fazer uma entrevista de emprego: “Vá ao banheiro minutos antes da entrevista e faça a pose clássica da mulher-maravilha por dois minutos”. Pode não parecer, mas foi provado cientificamente que isso vai lhe trazer uma sensação de confiança e empoderamento.

Assista no site TED.com

Categorias
Crônicas Empreendedorismo

Como reagimos ás dificuldades

Adoro ouvir histórias sobre a vida de grandes empreendedores que hoje são pessoas de sucesso e tiveram uma origem humilde, como o Geraldo Rufino da JR Diesel, por exemplo.

O que mais me chama a atenção são as grandes dificuldades pelos quais eles passaram, começaram totalmente de baixo e tiveram que enfrentar momentos muito complicados, até faliram algumas vezes antes de atingir o patamar que estão hoje.

O bom de conhecer as histórias destas pessoas é perceber que quando passamos por momentos difíceis nossa força de vontade está sendo testada, colocada à prova. Se realmente desejamos chegar lá, ter sucesso e prosperidade, precisamos ser persistentes e buscar aprender com os erros e com as dificuldades e não ficar chorando por causa delas.

Momentos difíceis sempre existirão, como vamos reagir diante deles é o que define se seremos uma pessoa de sucesso ou não.

Categorias
Tecnologia

Autenticação do Mandrill Webhook com Python Flask

Mandrill é um serviço para disparo de emails transacionais, ele possui relatórios e você pode receber os eventos de cada mensagem (enviado, aberto, click em link, etc) enviada via Webhook.

Procurando uma forma de autenticar o Webhook do Mandrill com Python, o qual eu já havia feito com PHP, eu encontrei esse artigo que mostrava como fazer utilizando o framework Webapp2 e usando uma versão 2.7 do Python. Como eu utilizo Flask com Python 3.4, tive que fazer algumas modificações, mas consegui fazer funcionar.

Segue o trecho de código que estou utilizando:

def calc_mandrill_signature(raw, key):
    import hashlib
    import hmac
    import base64

    digest = hmac.new(key.encode('utf-8'), raw.encode('utf-8'), hashlib.sha1).digest()
    hashed = base64.encodestring(digest).decode("utf-8").rstrip('\n')
    return hashed

def verify_mandrill_signature(request):
    '''
    Mandrill includes an additional HTTP header with webhook POST requests,
        X-Mandrill-Signature, which will contain the signature for the request.
        To verify a webhook request, generate a signature using the same key
        that Mandrill uses and compare that to the value of the
        X-Mandrill-Signature header.
    :return: True if verified valid
    '''
    mandrill_signature = request.headers['X-Mandrill-Signature']
    mandrill_key = 'aqui vai a API key do seu webhook'
    signed_data = request.url
    sorted_key = sorted(request.form)
    for k in sorted_key:
        signed_data += k
        signed_data += request.form[k]
    expected_signature = calc_mandrill_signature(signed_data, mandrill_key)
    return expected_signature == mandrill_signature

@app.route('/webhook', methods=['POST'])
def event_webhook():
    if not verify_mandrill_signature(request):
        abort(403)

    import json
    data = json.loads(request.form['mandrill_events'])

    for e in data:
        '''
        Insira o que você quiser fazer com os resultados dos eventos...
        '''