Categorias
Ilustrações

Rabiscos

Sempre tive um certo problema em desenhar mulheres. Então o pouco tempo que tenho conseguido disponibilidade para rabiscar eu aproveito para praticar um pouco este meu lado mais deficiente. Por enquanto é só o que tenho pra postar, até meu sketchbook terminou e não tive tempo de comprar um novo ainda…

Categorias
Ilustrações

Darth Vader fanart com Copics

Apenas mais uma ilustração para praticar o controle de tons com os marcadores Copic com um dos “rostos” mais conhecidos no mundo todo.

Versão maior no DeviantArt.

Materiais

– Papel A5 180g/m2
– Lápis Austria 160 Cretacolor 2H
– Kit Warm Gray Copic Original

Categorias
Crônicas

Descanse em paz Toonamix

Ao acessar minha conta no DeviantArt agora de manhã recebi a triste notícia de que um companheiro da arte do desenho e da  ilustração faleceu poucos dias atrás. Mais uma vítima da violência do nosso país.

Anderson Quespaner (~TOONAMIX) fez sua passagem nesta última sexta-feira (dia 11). Repassei as informações que recebi em um journal da minha galeria no DA.

Procurando saber mais sobre o acontecido encontrei este post do blog do zine Digude que citava alguns detalhes:

A casa do Anderson foi invadida por ladrões e ele e seu irmão foram baleados. Seu irmão sobreviveu, mas infelizmente o Anderson não resistiu.

Minhas sinceras condolências à família do Anderson. Que tenham forças neste momento de dor. Só quem já perdeu alguém querido pode entender o que é isso.

Descanse em paz, Toonático. E, parafraseando as lindas palavras do meu amigo do DA *FBende, que Deus te dê um mundo em branco para que você desenhe seu paraíso ideal.

Categorias
Ilustrações

Seu Madruga e as lembranças boas

Se você nasceu antes dos anos 90 certamente vai lembrar do Seu Madruga não como o ícone que ele é hoje nas redes sociais e entre as pessoas da internerds, mas sim como um hilário personagem de uma série mexicana que conquistou o país por anos com suas intermináveis reprises.

A mim Don Ramón, nome original do personagem, remete a uma das lembranças mais felizes da minha infância numa pequena cidade do litoral sul-catarinense…

Uma das grandes lembranças que tenho do meu falecido pai é a hora do almoço de quando eu era criança e morávamos ainda em uma pequena cidade do sul de Santa Catarina.

Ele chegava do trabalho para almoçar e logo depois ìamos para frente da TV para assistir aos episódios de Chaves e Chapolin (e as vezes do Pica-pau) no SBT. Era uma diversão só vê-lo rindo discretamente das palhaçadas daquela vila.

Esse desenho não foi feito com o intuito de homenagear meu pai, foi apenas mais um desenho de prática sem compromisso, mas coincidentemente eu o fiz no dia em que meu pai completaria 58 anos.

E ao ver esse desenho pronto não pude deixar de lembrar desses momentos felizes que passamos juntos…

Retirado da descrição da versão maior deste desenho na minha galeria do DeviantArt.

Materiais

– Papel A5 180g/m2
– Lápis Austria 160 Cretacolor 2H
– 12 Copic Original Warm Gray (W0 a W10)

Categorias
Ilustrações

Marcadores Copic

Quem me conhece há algum tempo sabe que não sou um cara muito de cores. Adoro ilustrações coloridas, mas nunca tive um dom para trabalhar com elas, e por isso acabei me desenvolvendo mais na parte de arte-final em preto e branco.

Mas de uns tempos pra cá eu estou querendo ultrapassar alguns limites e quebrar alguns paradigmas pessoais. Foi por isso que comecei a praticar com a técnica da aguada e ainda estou louco para conseguir um curso de aquarela!

Então alguns dias atrás eu assisti um vídeo (veja abaixo) de Adam Hughes, um dos meus desenhistas preferidos, onde ele ensinava a trabalhar com os marcadores nas ilustrações. Foi então que acabei me dando de presente de aniversário um kit de marcadores Copic Original com os tons Warm Gray. São doze marcadores que vão de W0 a W10 e mais um “0” que é transparente.

Chegaram neste sábado, logo após o almoço. Foi então que resolvi testá-los e daí saíram estas três ilustrações do começo do post.

O que posso dizer sobre esta experiência é que é muito divertido utilizar os marcadores, fica superfácil trabalhar os tons e as vezes dá até a impressão de voltar à infância, quando coloríamos com canetinhas hidrocor. É uma delícia mesmo!

Bem, ainda preciso me acertar com o scanner para não perder os tons mais claros. Mas vou continuar praticando com estes novos materiais e tenho certeza de que eles vão somar muito à minha arte!

Versões maiores dos desenhos no meu DeviantArt: Ramona FlowersCasal Aleatório Feliz e Cris 

Materiais

– Papel A4 90g/m² (Ramona)
– Papel A5 180g/m²
– Lápis Austria 160 Cretacolor 2H
– Kit Warm Gray Copic Original

Vídeo de Adam Hughes