Categorias
Quadrinhos

Eu li Desvendando os Quadrinhos

Desvendando os Quadrinhos de Scott McCloudOntem terminei de ler o incrível livro Desvendando os Quadrinhos de Scott McCloud. Ele fala sobre quadrinhos utilizando os próprios quadrinhos como meio. Leitura obrigatória para qualquer quadrinista!

McCloud passa por todos os assuntos pertinentes à criação e história das hqs na humanidade. Explica sobre a diagramação, os quadros, os balões, a narrativa, etc. Fala também sobre as diferenças da linguagem HQ no ocidente e no oriente. E até as diferenças entre os EUA e a Europa.

O legal é que por ser uma HQ falando de HQ não fica chato e nem sequer complicado de entender o que ele tem pra dizer, mesmo que muitas vezes ele aborde assuntos muito mais profundos do que imaginei que as HQs poderiam ser.

Eu recomendo fortemente que pessoas que curtem quadrinhos e/ou que um dia gostariam de desenhar HQs que leiam esta documentação sobre o maravilhoso universo das histórias em quadrinhos.

Para mim, que estava procurando me aprofundar e compreender mais as formas de se produzir uma HQ, foi a leitura perfeita! O livro respondeu mais do que eu perguntava quando comecei a ler e criou mais perguntas ainda sobre o imenso estudo dos quadrinhos.

Esta publicação foi lançada em 1992 e eu já conhecia porque costumava acompanhar Desvendando os Quadrinhos na Wizard Brasil da década de noventa. Porém só agora tive a chance de encontrá-la em uma livraria e lê-la na íntegra!

Categorias
Ilustrações Tailer

Agentes Tailer

Ando pensando seriamente em voltar a desenhar a minha webcomic Tailer. Mas ainda tenho algumas coisas pra terminar antes disso… E pra não perder o jeito dos personagens, resolvi desenhá-los mais uma vez.

Categorias
Ilustrações

Brincando com a Turma da Mônica Jovem

Fiz esta ilustração da Turma da Mônica Jovem para a Renata, afilhada da minha mulher. Ela tem nove anos e curte muito estas hqs, então me pediu para desenhá-los.

No final eu acabei lendo algumas também e achei bem divertidas! =)

Categorias
Quadrinhos

Prêmio Barba Negra Rio Comicon

Hoje termina o prazo para enviar propostas para o 1º Prêmio Barba Negra Rio Comicon de quadrinhos brasileiros. A minha foi enviada ontem a noite.

Desde o princípio a ideia deste prêmio me agradou, mas não me mobilizei para participar imediatemente. Somente depois de conversar com minha irmã escritora, Katiuscia Zanatta, é que demos o pontapé inicial. Eu queria uma história diferente, não queria me prender no estilo japonês de quadrinhos.

Ela escreveu, mesmo sem nunca antes ter escrito para hqs, e eu adaptei e ilustrei. Agora vamos apenas aguardar que a história que criamos seja do gosto dos jurados. Boa sorte pra nós.

Categorias
Ilustrações

Friendly Neighborhood

Categorias
Ilustrações

Desenho grande

Notei que eu tenho uma mania estranha… eu desenho tudo muito pequeno. Dificilmente faço ilustrações e até quadros com personagens grandes na folha. Tipo um rosto de folha inteira ou um close gigante numa hq que ocupa uma página toda.

Isso é ruim, porque acabo não tendo muita noção da proporção quando preciso desenhar algo muito maior do que eu to acostumado.

Outro fator que esse meu costume atrapalha é a arte-final. Quando desenho em tamanho pequeno o traço acaba sendo menos detalhado e a arte-final acaba mais tosca e mais tremida (por causa da caneta de ponta fina). No caso de um desenho em maior, posso utilizar uma ponta brush (tipo pincel) e quando a arte é diminuída os traços acabam ficando melhores e mais bem definidos.

Bem, vou experimentar mais disso futuramente. Por enquanto fiz esse desenho rápido e aleatório ontem a noite só pra testar essa teoria e usar a ponta brush para quase todos os traços do desenho (tava louco pra fazer isso). O legal é que dá pra adicionar muito mais detalhe sem deixar a arte “suja”.

Estou sem computador, tive que tirar uma foto do desenho. =P