Categorias
Quadrinhos

30 de Janeiro – Dia do HQ nacional

Angelo Agostini-PiresHoje é o dia do HQ nacional. Você sabe por que? Por causa do grande Angelo Agostini, patriarca das histórias em quadrinhos no Brasil.

Alguns dias atrás fiquei curioso com a história desse grande ícone e achei no Wikipedia muitas informações sobre ele. Sempre me perguntei por que o nome do prêmio mais importante dos quadrinhos nacionais é o Troféu Angelo Agostini.

Segue um texto retirado da Wikipedia:

O artista mudou-se para o Rio de Janeiro, onde prosseguiu desenvolvendo intensa atividade em favor da abolição da escravatura, pelo que realizava diversas representações satíricas de D. Pedro II. Aqui colaborou, tanto com desenhos quanto com textos, com as publicações O Mosquito e Vida Fluminense. Nesta última, publicou, a 30 de Janeiro de 1869, Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo.

Aqui fica minha homenagem à esta data tão importante para nós, artistas independentes desse nosso país!

Nesse exato momento, o assunto mais comentado (Trending Topics)  no twitter do Brasil é o Dia da HQ nacional! Clique nesta hashtag #diadohqnacional para ver o que as pessoas estão comentando agora mesmo.

Categorias
Ilustrações

O homem que grita

Quase 4h da manhã e aqui estou eu aproveitando mais uma vez a inspiração noturna para desenhar algo aleatório e tirar uma foto da peça em questão para postar por aqui. Com o Photoshop de volta ao meu computador fica mais fácil melhorar a ilustração depois de uma foto de celular. =P

Essa ilustra foi baseada em uma foto e resolvi usar muitos riscos (hachuras) para testar diferentes efeitos de sombreamento e volume… além disso foi muito bom para treinar a anatomia masculina.

Categorias
Tailer

Por que Tailer #9 não esta mais sendo publicado?

Um preview da página seis

Acho que os meus (poucos) leitores merecem saber o que está acontecendo com a série.

Enquanto eu desenhava uma página por semana o MushiComics estava publicando regularmente as páginas de Tailer #9. O problema foi quando, por um problema técnico (scanner), eu perdi o prazo para entregar a página seis ao Mushi e ele teve que colocar outra série naquela sexta-feira.

Aí, para garantir as sextas, eu acabei perdendo o espaço delas para outra série que já havia enviado muitas páginas ao editor do site, no caso a que está lá no cronograma do site.

Mas garanto que as páginas continuam sendo produzidas semanalmente e em breve o capítulo nove volta ao ar, viu? Assim que o capítulo estiver completo eu o lançarei para leitura online por aqui mesmo. =)

Por que o hotsite parou de colocar páginas comentadas diariamente?

Mais uma desculpa para eu dar aqui. 8[

Parei de publicar as páginas comentadas no capítulo quatro porque ainda não tenho a capa colorida do capítulo cinco, um colaborador já assumiu a responsa de colorir para mim e em breve devo voltar a colocar páginas comentadas diariamente por lá.

Categorias
Ilustrações Tech

Fanart de Hikaru no Go

Hoje passei algumas horas instalando o Windows XP de volta no meu computador. Até então estava com o Linux Ubuntu e estava adorando, a instalação foi rápida e reconheceu TUDO de primeira na minha máquina, porém tentei ficar com o GIMP, que é o editor de imagens (equivalente ao Photoshop) do Linux, mas ele não estava dando conta das minhas ilustrações. Perdia a qualidade quando eu diminuia o tamanho, o texto ficava cerrilhado, etc.

O XP demora séculos para ser instalado e tive que ir atrás de quase todos os drivers do meu computador, porém agora estou com o Photoshop CS3 novamente e isso facilita demais a edição das minhas ilustras e hqs. Já fico mais tranquilo em relação à produção de Tailer.

Enquanto eu passava os arquivos de backup de volta para o computador (eram muitos gigas, principalmente por causa das músicas e downloads) eu fiz esse fanart do personagem principal do mangá Hikaru no Go. Acabei de comprar a primeira edição e gostei bastante. O desenhista é o mesmo de Death Note e tem um traço MUITO bom, bem no estilo que eu curto mesmo!

Então, taí minha homenagem! Mais uma vez desenhado no bloquinho que fica aqui ao lado em alguns minutos. E passado pro computador através de foto de celular… =/

Categorias
Crônicas

Campanha “Por favor, alimente os autores” do MushiComics

Estou apoiando a campanha iniciada pelo Mushi-san no seu site MushiComics, que é um dos parceiros que publica a minha webcomic em série Tailer.

Sou a favor de comentários construtivos, eles ajudam a melhorar as histórias em quadrinhos independentes da internet. Escrevi um post sobre isso alguns dias atrás.

Logo abaixo o texto da campanha do Mushi e ao lado a imagem que ele está usando. Curti demais a ideia dele.

Quem faz uma história em quadrinhos, um conto ou uma ilustração procura uma dessas duas coisas: retorno do seu público ou dinheiro XD Como a grana é curta para todos, dê apenas um deles: COMENTE!

Receber comentários sempre anima os autores, além de dar a eles uma idéia do que agrada ou não o leitor, resultando em melhores histórias ^^ Todos ganham!

Lembrando que isto não serve apenas para histórias em quadrinhos e sim para qualquer trabalho independente da internet, fotografias, ilustrações, poesias, contos… Incentive a arte em todas as suas formas!

Categorias
Ilustrações

Garota da foto

Este desenho eu fiz baseado em uma foto que encontrei na internet. Foi desenhado no último dia 10 e tirei uma foto com a câmera do celular para colocar no meu DeviantArt, depois pedi para minha irmã escanear, mas a qualidade da foto ficou melhor, pois mostrou melhor os traços à lápis.

Foi a partir desse desenho que comecei a experimentar coisas diferentes nas ilustrações. Só que o blog ainda estava no formato antigo (estilo site de notícias) e preferi colocar a ilustração direto no DeviantArt, mas agora resolvi deixá-la por aqui também.

Espero que os visitantes curtam e comentem!

Categorias
Quadrinhos

Tira Aleatória – Vai dizer que nunca quis fazer isso?

Sempre ficamos muito revoltados quando sabemos de alguém que é assaltado, ou quando nós mesmos somos a vítima. Depois de suar o mês inteiro para ter nosso rico dinheirinho, um vagabundo vem e leva tudo. As vezes a vontade é fazer o que está nessa tirinha… =/

AVISO: Todos sabem, principalmente os praticantes de arte marcial, que jamais devemos reagir a um assalto. Nossa vida é muito mais valiosa do que nosso dinheiro, tudo que é material podemos conseguir de novo, mas a vida é uma só.

Sem scanner…

A qualidade dos meus últimos posts não está lá essas coisas porque não estou escaneando nenhuma das ilustrações, na verdade eu tiro uma foto com um celular com uma boa camera e tento tratar o melhor possível no GIMP. Ainda estou sem acesso a scanner e a Photoshop, mas isso é temporário.

Categorias
Ilustrações

Desenhando de madrugada

Ouvindo um Nerdcast aleatório indicado pelo Stephan Martins, resolvi desenhar alguma coisa. Olhando o DeviantArt acabei achando essa foto e resolvi fazer uma versão com um estilo tão aleatório quanto essa história toda! =P

To curtindo experimentar estilos diferentes de traço usando materiais diferentes também. Fazer isso me ajuda a relaxar e descompromissar meus desenhos, pois tenho uma mania imensa de relacionar os desenhos com alguma história ou algo assim…

Categorias
Quadrinhos Tailer

Tailer é o terceiro mais comentado no site MushiComics

3º – Tailer, 19 comentários – Outra história com várias interrupções, mas agora o Marcus jura de pé juntos que vai manter periodicidade para contar a história por trás de Arthur e a empresa Oberon. Traço competentíssimo, visitem também o site oficial da série: http://tailer.mbeck.com.br/

Com esse texto o Mushi-san, editor do MushiComics, anunciou o terceiro lugar em comentários de Tailer em 2009. Foram poucos comentários, mas mesmo assim ter atingido o terceiro lugar já me deixou feliz.

O primeiro e segundo lugar foram respectivamente Pirates! de Yuri Landim, com 58 comentários, e Hime-Sama de Wa-chan, 43 comentários. Parabéns às duas histórias, foram muito bem comentadas! =D

Categorias
Ilustrações

Troca de desenhos – Os Levados da Breca

Sempre curti as tirinhas do meu camarada de twitter Wesley Samp no seu site Os Levados da Breca! Então, meio que do nada, surgiu a ideia de ele desenhar meus personagens de Tailer no estilo dos Levados e eu desenhar os Levados no meu traço! Achei a ideia tão legal que já peguei o bloquinho na hora e saí pra desenhar alguns Levados da Breca!

Clique para ampliar!