Categorias
e-Comic Quadrinhos

Recesso no e-Comic

ano-novoNeste final de ano o e-Comic entrará em recesso. Novas resenhas a partir da metade de Janeiro… Enquanto isso dê uma olhada nas resenhas anteriores e vá conferir as atualizações das webcomics resenhadas! o/

Não esqueça que qualquer um pode indicar uma webcomic para ser resenhada através do formulário de contato neste link.

Categorias
Ilustrações Quadrinhos

Tutorial “Film Grain” com GIMP

Desde que iniciei com o Photoshop muitos anos atrás eu utilizo o filtro Grain para dar textura aos tons de cinza que uso nas páginas de quadrinhos. Sempre gostei do resultado. Porém com a instalação do Linux na minha máquina, resolvi experimentar o GIMP, programa de edição de imagens open source, ou seja, de código aberto. Um Software Livre.

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

Retirado da Wikipédia

Agora estou descobrindo como fazer certas coisas, como adicionar o filtro “Grain” nos tons de cinza. E acho que é interessante compartilhar essas descobertas com outras pessoas que possam estar precisando desse tipo de coisa. Então preparei este pequeno tutorial de como reproduzir um efeito bem próximo deste filtro com o GIMP.

Preparando a página

A primeira coisa que faço ao iniciar a edição de uma página de hq ou ilustração num programa de computador é mexer no Brilho e Contraste. Assim as linhas ficam mais definidas e o fundo fica mais branco, menos manchado, como alguns scanners o deixam.

Menu Cores > Brilho e Contraste…

O importante em seguida é criar uma camada para o fundo, preenche-la com branco e colocar a camada onde está o contorno no modo Multiplicar. Assim as partes em branco, como o fundo do contorno, se tornarão transparentes e abaixo deste layer serão colocados os tons de cinza.

Tons de Cinza

O próximo passo é colocar os tons de cinza onde achar melhor. Eu utilizo a ferramenta de Seleção Livre que equivale ao Poligonal Lasso do Photoshop. Gosto de utilizar a ferramenta de Mistura, ou degradê, para preencher os fundos, dependendo da situação, mas o resultado fica mais suave.

Seleção Livre é o 3º item na 1ª linha horizontal e o Degradê é o 2º item na 5ª linha horizontal

O resultado é algo como o exemplo abaixo. Nele tem algumas misturas de camadas e degradês, mas de modo geral pode-se fazer o que bem entender.

Adicionando o Film Grain

Agora chega a parte onde adicionamos a textura equivalente ao filtro “Film Grain” do Photoshop. Cria-se uma camada nova acima da camada feita para os tons de cinza. Esta camada deve ser preenchida com a textura Film Grain do GIMP.

Se você ainda não tem a textura, faça o download dela aqui e adicione utilizando o botão no canto de baixo à direita do painel de texturas, que está representado na imagem abaixo.

Voltando à camada, preencha toda com a textura Film Grain e passe-a para o modo Super-Exposição. Exemplo segue na imagem abaixo. Lembre-se, ela deve estar acima da camada de tons de cinza.

A super-exposição irá expor a camada de tons de cinza à de Film Grain, adicionando assim a textura aos degradês. Neste caso todos os tons deram uma pequena escurecida, então lembre-se de fazê-los um pouco mais claros do que você deseja. O resultado está mostrado no quadro abaixo.

Sem a super-exposição do Film Grain

Após a super-exposição do Film Grain

Conclusão

Espero que esse tutorial ajude em alguma coisa. A página que está sendo mostrada aqui é a que o site MushiComics deixou disponível nesta sexta-feira. Comente por lá! =D

E deixe seu feedback sobre este pequeno tutorial, por favor. Assim vai ajudar a melhorar os futuros.

Categorias
Quadrinhos Tailer

Tailer #9 página 4 no ar!!

Hoje é sexta-feira, véspera de final de semana e dia de página inédita de Tailer #9 no MushiComics! Dessa vez a página foi editada no GIMP em vez de Photoshop, que eu sempre usei. Estou com Linux intalado na máquina e resolvi experimentar essa ferramenta livre que já veio no meu Ubuntu 9.10.

Espero que o resultado tenho agradado. Apanhei um bocado por causa da falta de costuma em lidar com os detalhes do GIMP, passei muitos (muitos mesmo) lidando só com Photoshop. Conheci o GIMP anos atrás, quando trabalhei no Projeto Software Livre do Governo de Santa Catarina. Na época ele era bem ruinzinho, mas hoje em dia está muito superior.

Bem, leia e comente a página inédita de Tailer de hoje!

Categorias
Quadrinhos Tailer

Tailer #3 e #4 juntos no TOP10 do NHQ!

É isso mesmo! Estamos de volta! Depois de já liderar o TOP10 do NHQ por cerca de três semanas com Tailer #1 e de manter Tailer #2 por um bom tempo dentro da lista, Tailer #3 entrou para o ranking semana passada em décimo lugar.

Mas hoje um e-mail marketing do Gon, editor do NHQ, avisando a atualização da lista me surpreendeu. Tailer #3 subiu uma posição, assumindo o nono lugar e Tailer #4 estreiou na lista em terceiro lugar!

Gosto muito de ver isso acontecendo! Prova que a série não está perdendo o pique por lá! Espero que mais e mais pessoas se divirtam lendo Tailer!

Atsui*Ne 7 no NHQ

E a novidade dessa semana, que veio junto com a atualização do TOP10, no NHQ é o lançamento de Atsui*Ne capítulo7, do meu grande amigo Marcos Gratão. Confira abaixo uma reprodução do post do NHQ.

Capa de Atsui*Ne 7

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Uma semana sem dar notícias, mas aqui estamos nós de volta com mais lançamentos aqui pela Núcleo Quadrinhos!

E como essa semana é a última antes da merecida férias da NHQ, teremos vários outros lançamentos que vocês irão curtir a doidado!

Se tudo correr certinho, teremos Penitência #4, Mutunaz #6, Crash #7 e Guardião Noturno!

E para hoje, segunda, nada como voltar a saborear as aventuras de Atsui-Ne, que chega em sua sétima edição com todo o gás que só o Marcos Gratão sabe proporcionar aos seus leitores.

E não termina por aí! Ainda temos as novas atualizações no mundo dos quadrinhos brasileiros editorial e independente e também a nova lista de Top 10.

Categorias
Quadrinhos Tailer

Terceira página de Tailer #9 online!

O site MushiComics está publicando com exclusividade o inédito capítulo #9 da série Tailer. Todo mundo já esta sabendo disso… 8P

Todas as sextas estão com páginas inéditas, então confira a de hoje e não esqueça que cada comentário é precioso!

Quero saber o que cada leitor está achando do desenrolar da história, se está agradável, no ritmo certo, muito enrolado, divertido, etc. Portanto, dê sua opinião ela é importante!

Categorias
e-Comic Quadrinhos

[Resenha] Contratempos Modernos

Texto por K

Novela da Vida Real (sobre fatos “corriqueiros” e coisas que lembram “novela mexicana..”); High School Comics (sobre “a fantástica vida escolar”); Capitão Aleja (sobre um “explorador espacial “)…

Diversas tirinhas no estilo cartum, com motivos diferentes reunidas em um único site. Trata com muito humor, se não todos, a maioria dos contratempos do dia-a-dia.

Contratempos Modernos é de autoria de Rodrigo Chaves e tem tiras novas a cada dois dias! Confira no endereço http://contratemposmodernos.blogspot.com

Palavra do Autor

Eu sempre fiz tiras, cartuns, charges…. Me lembro de eu ainda criança desenhando tirinhas malucas, mostrando para a minha família e tendo que explicar, pois ninguém entendia. Com o tempo eu fui juntando muito material que eu gostava, mas que só tinha mostrado para três ou quatro pessoas, e isso, de uma certa forma, é triste e frustrante. O destino de desenhos não deve ser a gaveta. Então em 2006, vendo os blogs de tirinhas se proliferando na internet, eu resolvi fazer o meu, com o objetivo de mostrar os desenhos para quem quisesse ver e me obrigar a fazer novos desenhos com uma certa periodicidade. Como a maior parte desse material que eu queria mostrar para as pessoas era uma série sobre um dinossauro e um robô que se chamava “Contratempos Modernos”, esse acabou sendo o nome do blog por falta de outra opção melhor, mas acho que o nome acabou servindo muito bem para o que o blog se transformou e o tipo de humor que eu faço.

Quanto a desenhar e criar as tirinhas, eu gosto de me sentir desafiado. Acho que por isso que o blog tem todo tipo de desenhos diferentes e nenhuma série é muito grande. Quando eu vejo que estou dominando alguma coisa, aquilo começa a ficar sem graça para mim. A fórmula inovadora de hoje é o ranço de amanhã. Talvez por isso que eu goste tanto das tiras sem diálogos, é muito desafiador contar uma história só com os desenhos e organizar tudo em 3 ou quatro quadrinhos. Gosto de brincar com a diagramação da tira, com os ângulos do desenho, com o espaço…E nessa tentativa estar sempre forçando os meus limites, sempre tentando fazer algo que eu não sei se vou conseguir, fazer diferente do que eu sempre faço, eu ainda acabo às vezes caindo no meu erro de criança, postando tiras que ninguém entende e eu tendo que explicar, mas é o preço que se paga.

Indique uma webcomic pelo formulário de contato, clique aqui.

Categorias
Ilustrações Quadrinhos

Amigo Secreto da Casa das Tiras

Neste domingo eu devia ter postado um presente para o meu amigo-secreto, que foi montado entre desenhistas e promovido pelo site Casa das Tiras. Infelizmente por problemas técnicos eu não tive como cumprir o prazo. Mas hoje resolvi esse problema com uma gambiarra das grandes.

Segue a tira, que ta mais pra charge, com os personagens da série de tiras do Mauricio Rett, O Bom, O Mau e O Feio. A série é muito boa e conheci graças a este amigo-secreto. O tema desta confraternização era o que aconteceria com os personagens do seu amigo se eles envelhecessem? Espero que o Mauricio Rett goste e me perdoe pelo grande atraso!

Categorias
Quadrinhos Tailer

Arthur velho? Amigo Secreto da Casa das Tiras

Segue abaixo a tira que recebi de presente do super-criativo (e utilizador do Ubuntu, pelo visto) Wallisson Narciso. O tema do amigo secreto era o que aconteceria com os personagens do seu amigo se eles envelhecessem? Ideia boa demais do Elias da Casa das Tiras, organizador dessa coisa toda!

Clique para ampliar!

O Wallisson teve uma ideia muito boa, pegou a cena final do capítulo 2 da série e envelheceu o Arthur e o Jota. Ficou muito engraçado! Obrigado pelo presente, Wallisson!

E uma observação: Na época em que precisei publicar a página em questão, exatamente ela, não tinha o Photoshop no computador (por motivos que não me vem a cabeça agora) e instalei o GIMP (software de edição de imagem para Linux) rapidamente para colocar as retículas na página… E logo essa foi a que um utilizador do GIMP escolheu para parodiar. Coincidência?

E a minha participação?

Só posso dizer que estou envergonhado. Problemas técnicos fizeram com que eu não conseguisse entregar a tira para o Mauricio Rett. Mas essa semana eu darei um jeito de resolver isso e passar meu presente para ele!

Categorias
Ilustração em Ação

Cartão pessoal e Logotipo – Andrea Bijoux

Modelo do cartão

Acabei de entregar um trabalho feito na área do Design. Desenvolvi um logotipo e um cartão pessoal para uma cliente pessoa física. Mais tarde ela utilizará a identidade visual criada para desenvolver um website.

A cliente trabalha com bijouterias e semi-jóias. A ideia é passar uma imagem sofisticada e ao mesmo tempo algo mais simples, acessível.

O logo é baseado em um colar estilizado e possui cores suaves para manter um estilo mais agradável aos olhos femininos. O cartão segue a mesma linha, tipografia fina para poder manter a suavidade e estilo.

Categorias
Quadrinhos Tailer

Vote na nova pesquisa!

Ele é o preferido das garotas

Acabei de fechar a enquete anterior, que pedia para que fosse escolhida a personagem feminina preferida. Foi um fracasso! Vi reclamações no twitter de pessoas que queriam poder votar no Arthur! Ele realmente funcionou como protagonista e pelo jeito ganhou sua pequena liga de fãs.

Para que as “reclamações” fossem atendidas, “Qual seu personagem masculino preferido?” é a nova enquete do hotsite de Tailer. Agora eu quero ver votos e mais votos, hein? Coloquei o Arthur e mais alguns personagens… vamos ver quem vai sair ganhando nessa.

O resultado da enquete anterior foi empate entre Marina e a x04. Porém foram computados apenas seis votos… =P